Modelo veio ao Brasil especialmente para apresentar e apoiar a ação, que vai realizar 10 mil mamografias durante o mês mundial de combate ao câncer de mama

São Paulo, Brasil – A modelo Alessandra Ambrósio esteve, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (1º de outubro) para o lançamento da campanha em apoio ao Outubro Rosa realizada pela Philips e pelo Grupo Delfin, uma das mais importantes clínicas do país especializada em diagnóstico por imagens. Durante o mês mundial de combate ao câncer de mama, as duas empresas vão realizar 10 mil mamografias por meio de mutirões de atendimento em unidades móveis (carretas), que passarão por comunidades carentes nas cidades de Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP). O objetivo do projeto é chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliar o acesso das mulheres ao exame clínico preventivo. “Fiquei muito feliz em poder ser a embaixadora de uma campanha que incentiva a mulher a se prevenir e, o mais importante, valorizar a sua beleza de dentro para fora”, falou a modelo durante o evento.

Para auxiliar essas mulheres, foi criada uma estrutura completa de atendimento. Ao todo, serão quatro caminhões com capacidade diária para 140 exames e um ônibus com capacidade para 70 exames todos os dias, que contarão com toda a estrutura necessária para o diagnóstico, sob a responsabilidade do Grupo Delfin. As Secretarias de Estados e Municípios serão responsáveis pela estrutura, pelo atendimento das pacientes nas unidades móveis e pelo pós-atendimento, caso seja necessário. E a Philips tem a missão de promover a divulgação e a conscientização sobre o projeto em âmbito nacional.

As cinco unidades juntas poderão atender até 630 mulheres por dia e, para a realização dos atendimentos, as mulheres devem apenas levar um documento oficial com foto e o cartão do SUS. O projeto visa atenção integral, iniciando o atendimento pelos exames de mamografia, sendo garantidas também todas as demais análises para as pacientes que apresentarem suspeitas. Além dos exames, os casos identificados serão encaminhados pelas secretarias para realização do tratamento em unidades públicas de alta complexidade em oncologia para o seguimento que seja necessário.

Para contribuir com o engajamento de toda a população à causa do Outubro Rosa, a Philips irá iluminar 12 endereços famosos pelo Brasil, como: Torre da Vivo (SP), ICESP (SP), Prédio da Mapfre (SP), Catedral do Rio de Janeiro (RJ), Sheraton WTC (SP), Torres da Globo (Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá), Catedral de Fortaleza (Fortaleza), Ponte de Manaus (Manaus), Elevador Lacerda (Salvador) e Ponte Padre Adelino (SP).

A Philips também elegeu o lançamento Satinelle Satin Intimate, um depilador desenvolvido especialmente para a depilação íntima que, para simbolizar o apoio ao projeto, apoiará a realização dos exames de mamografias nas três diferentes cidades do Brasil. A escolha do Satin Intimate está ligada ao conceito da área de beleza da Philips, que oferece soluções para as mulheres que se preocupam com o bem estar e desejam se sentirem sempre bonitas e saudáveis.

Histórico do projeto
A Philips do Brasil aderiu à causa do Outubro Rosa em 2010, oferecendo mamografias gratuitas à população em diversos Estados do Brasil. No primeiro ano a ação ocorreu em São Paulo e contou com a parceria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), conseguindo atingir a marca de mil exames. Nos anos seguintes, em 2011 e 2012, a companhia mudou a dinâmica do projeto, utilizando uma unidade móvel de atendimento que circulava pelos Estados selecionados e realizou exames de mamografias em diversas cidades.

Em 2011 a ação aconteceu no Rio de Janeiro, por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio Janeiro e o Projeto CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde, obtendo um total de três mil exames. E, em 2012, a ação ocorreu na Bahia, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Grupo Delfin, atingindo seis mil atendimentos no final da ação.

Outubro Rosa em números

2012 – Salvador
Data: de 1º a 19 de outubro de 2012
Locais: Universidade do Estado da Bahia, em Cabula; Hospital João Batista Caribé, no Subúrbio Ferroviário; e Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Cajazeira
Parceiros: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Grupo Delfin
Mamografias realizadas: seis mil exames
Lançamento Outubro Rosa 2012 no Rock’n Rio: http://www.youtube.com/watch?v=9UqCPzbcYmQ
Projeto Outubro Rosa 2012: http://www.youtube.com/watch?v=W7cmOO-279U

2011 – Rio de Janeiro
Data: de 6 a 26 de outubro de 2011
Locais: Complexo do Alemão (6 a 8/10), Santa Cruz (10 a 15/10) e Bangu (17/10 a 26/10)
Parceiros: Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Projeto CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde
Mamografias realizadas: três mil exames
Projeto Outubro Rosa 2011: http://www.youtube.com/watch?v=lFyCYQQ3Bx0

2010 – São Paulo
Data: 02 a 30 de outubro de 2010
Locais: Instituto de radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP
Parceiros: ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Secretaria da Saúde do Estado de SP
Mamografias realizadas: mil exames