Ações desenvolvidas pelo RH da companhia têm como foco dar suporte aos colaboradores durante o período de trabalho remoto

Com os desafios impostos pelo trabalho remoto durante a quarentena, situação provocada pela pandemia do novo Coronavírus, a Smiles, programa de fidelidade da GOL, desenvolveu uma iniciativa interna chamada Sempre Juntos Mesmo Distantes (#semprejuntosmesmodistantes), que consiste em uma série de ações e atividades de bem-estar, além de iniciativas para integrar a equipe e dar suporte aos colaboradores nesse período.

O programa foi implantado em abril e seguirá vigente até dezembro, já que a Smiles anunciou que os colaboradores permanecerão trabalhando remotamente pelo menos até o final desde ano.

Uma das ações, implementadas desde abril, é o Bate Papo Virtual com o CEO da companhia, André Fehlauer. A ideia é que o encontro seja realmente descontraído, como um bate papo, sem pauta definida, com o principal objetivo de entender como as pessoas estão se sentindo e para que compartilhem desafios pelos quais estão passando. A conversa, claro, permeia diversos temas, passando por troca de experiências, dicas e também negócios.

Na ocasião, Fehlauer, também apresenta os resultados da empresa e discute com o time ideias e projetos para enfrentar o período. Até o momento, já aconteceram sete encontros virtuais com Fehlauer e com adesão de 95% dos colaboradores – cerca de 140 somando as operações do Brasil e da Argentina.

"Desenvolvemos esse programa às pressas, em dois dias, em parceria com o nosso CEO e também com o suporte da área de marketing, para que déssemos todo o direcionamento necessário ao time. É uma situação inédita para todos e a integração da equipe, com troca de experiências e até mesmo de aflições, ajuda a passarmos por isso juntos", explica Daniel Ravagnani, diretor de RH da Smiles.

A companhia também organizou uma pesquisa de clima para entender como as pessoas estavam se sentindo em casa, também em relação ao que a empresa estava fazendo e sobre a presença da liderança nesse momento. "Por meio da captação desses sentimentos, entendemos o que poderia melhorar em relação a gestão das pessoas, para realizarmos esses ajustes de forma rápida", diz Ravagnani.

Ainda como parte do #semprejuntosmesmodistantes, a Smiles disponibilizou cadeiras e outros equipamentos de infraestrutura para todos os colaboradores, além de implantar o programa "Na Escuta" em parceria com a Alelo, com o propósito de disponibilizar para colaboradores e seus familiares um serviço de suporte à distância, por telefone, relacionado a qualquer tipo de problema – emocional, jurídico ou financeiro. Relatada a queixa, a empresa parceira direciona a pessoa para um profissional da área para que tenha os encaminhamentos necessários.

Na área de bem-estar e saúde, a Smiles também criou um programa com foco em saúde mental. Nele, são ministradas aulas de mindfulness, meditação, relaxamento e Yoga. Ainda em parceria com a Aon, a Smiles passará a disponibilizar, a partir de setembro, o serviço Dr. AON, uma linha telefônica com suporte médico e de saúde que funciona 24h. Os profissionais podem dar orientações para qualquer tipo de sintoma, bem como a segunda opinião médica. Também disponibiliza uma equipe para acompanhamento de grávidas durante os nove meses de gestação. Programas de nutrição e direcionamento para atividades físicas também estão contemplados pelo serviço.

Com relação aos benefícios, a Smiles passou a oferecer aos colaboradores a possibilidade de definir como esse saldo será utilizado ao longo do mês. Em parceria com uma startup, os funcionários receberam um único cartão com a bandeira Visa que expande as possibilidades de uso entre as categorias disponíveis. Por meio de um aplicativo, é possível migrar e determinar a quantia que será destinada para cada segmento. Por exemplo, dá para transferir dinheiro do vale-refeição para o vale-alimentação para utilizar nas compras de mercado; acumular mais dinheiro no vale-cultura para investir em livros e cursos; adquirir serviços de streaming como Netflix e Spotify ou até mesmo realizar compras em farmácias e aplicativos de meditação.

A Smiles também contratou uma clínica e organizou uma campanha de vacinação contra Influenza no estacionamento do escritório. Os colaboradores se dirigiram até o local e foram vacinados dentro do veículo.