Roche lança desafio de startups para encontrar solução que facilite diagnóstico de doenças raras

Dados revelam que um paciente leva até 7 anos para ter diagnóstico preciso de uma enfermidade rara

Atualmente, diagnósticos precoces e assertivos são dois dos grandes problemas relacionados a doenças raras no Brasil, prejudicando o cuidado com o paciente e tendo forte impacto no sistema de saúde. Tendo em vista estas questões, a Roche promove com a Eretz.bio o Desafios Plurais – a vida de cada paciente é singular, nosso desafio é plural, que busca pessoas físicas ou empresas, mesmo startups, que possam apresentar soluções para facilitar diagnósticos precoces de doenças raras voltadas para atenção primária e que possam ser replicáveis em grande escala. As inscrições terão início no dia 23 de setembro de 2020.

De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas convivem com algum tipo de doença rara. “Em geral há uma demora de até 7 anos para um diagnóstico, depois de 2 ou 3 análises imprecisas. E diagnóstico errado, significa agravamento da doença. Além disso, estima-se que 25% das pessoas nem saibam de sua condição. Por estas razões o Desafios Plurais é tão importante. A Roche reforça o seu compromisso com a inovação na busca por respostas para não deixar nenhum paciente para trás”, ressalta João Paulo Magalhães, Diretor da Unidade Specialty Care na Roche.

Os candidatos do desafio devem atuar nos seguintes pilares: recurso para suspeita da doença rara; impulsionar o diagnóstico precoce; maior centralização das informações ligadas aos diagnósticos; suporte ao corpo clínico na tomada da decisão médica; destinação/encaminhamento correto para especialistas. Não serão válidas soluções prontas que não estejam disponíveis para adaptação e/ou customização e novos testes de diagnósticos. Algumas doenças são prioritárias nesta iniciativa. Entre elas estão Esclerose Múltipla, Hemofilia, Neuromielite Óptica, Atrofia Muscular Espinhal, Fibrose Pulmonar Idiopática, Doenças Inflamatória Intestinal (RCU e Chron) e Doenças da Retina (DMRI ou EMD).

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliadores formada por especialistas técnicos e de negócios da Roche e potencialmente por outros parceiros que garantirão total imparcialidade aos participantes.

O projeto vencedor do Desafios Plurais terá a possibilidade de ter a solução validada quanto à sua usabilidade e aplicação no setor de saúde por especialistas e pela equipe de inovação do Einstein. Além disso a iniciativa poderá ser escalada em parceiros Roche, podendo ainda ser co-desenvolvida através da rede de networking com executivos da farmacêutica e parceiros internos.

A partir do dia 23 de setembro os interessados terão 28 dias para fazer a inscrição, que deve ser realizada na plataforma http://desafiodiagnostico.wpcomstaging.com/desafios-plurais/ .