Campanha provoca reflexões sobre a representatividade e o combate ao racismo. Entre as iniciativas, um filme emocionante, um documentário sobre a história do Papai Noel e a participação de Lázaro Ramos como embaixador da marca sobre o tema

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=SXH_aYoGlSk

É década de 80. E como toda criança, o protagonista do novo filme que o Boticário apresentou no Dia da Consciência Negra (20/11) também adora o Natal. Observador, o menino registra na memória as diversas imagens temáticas, incluindo os festejos em sua própria casa, e todas remetem a um mesmo padrão estético para o Papai Noel. “Com tanto Papai Noel no mundo, por que nenhum era como eu?”, questiona o garoto. Corta para 2020 e tudo o que ele desejou e acreditou ser possível lá atrás fez a diferença. Agora, ele é não apenas o protagonista do comercial, mas desta festa que compartilha e comemora o amor entre as pessoas: um Papai Noel negro.

Essa é a história do filme que compõe uma série de iniciativas preparadas pelo Boticário para celebrar o Natal de 2020. Mas não é somente isso. Toda a campanha criada pela AlmapBBDO reafirma o compromisso do Boticário com a equidade racial em sua comunicação e atuação no mercado de beleza. O comercial ainda traz a mensagem sobre a importância de acreditarmos nos nossos sonhos.

Compromissos da marca

A iniciativa faz parte da agenda de compromissos da marca em relação à Diversidade, Inclusão e Equidade. Em outubro, deste ano, o Boticário se uniu ao Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR) e apresentou o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, que reconhece pessoas e iniciativas que agem intensamente para reduzir a desigualdade racial no país.

Temos uma estratégia robusta em diversidade e vamos continuar firmes nessa construção, sabendo que ainda temos grandes desafios pela frente. Como a marca de beleza mais amada do Brasil, compreendemos que nosso papel é estimular e valorizar cada vez mais a pluralidade entre as pessoas”, comenta Alexandre Bouza, head do Boticário.

A estreia da campanha aconteceu nesta sexta-feira, 20 de novembro, no intervalo do especial ‘Falas Negras’, da TV Globo. Além da escolha de lançar o filme durante o programa, Boticário também é o patrocinador da atração. ‘Falas Negras’ vai ao ar após a novela ‘A Força do Querer’ e traz depoimentos reais de pessoas que lutaram contra a escravização, a segregação racial, o racismo e a intolerância. De pessoas que lutaram pela liberdade, pela justiça. Com direção de Lázaro Ramos e idealizado e organizado por Manuela Dias, o projeto mostra falas históricas – interpretadas por atores – de pessoas que lutaram pela causa racial e liberdade. Ao todo, são 22 grandes personagens que protagonizaram grandes falas desde 1600 aos dias atuais. Como parte das ações, uma matéria no ‘Fantástico’, dia 22 de novembro, irá apresentar um making of do ‘Falas Negras’, com a participação especial de Lázaro Ramos. Na sequência, a veiculação da campanha de Boticário, abrindo o intervalo comercial, dá continuidade à comunicação da campanha.

O projeto integrado e desenhado em parceria entre Boticário, Globo e AlmapBBDO é composto, ainda, por entregas especiais na Rede Telecine. Para ampliar a discussão sobre representatividade racial, fazem parte da iniciativa promos personalizadas, programetes com dicas de filme sobre consciência negra, nos intervalos da programação, além da veiculação da “Sessão Consciência Negra O Boticário”, nos canais Telecine Pipoca e Telecine Touch. As sessões serão exibidas durante quatro semanas, aos sábados e domingos, a partir de 21 de novembro.

O Boticário é uma marca que há tempos trabalha a questão racial, mostrando muita diversidade em seus comerciais e produções. Desta vez, não foi diferente. Aliado a uma série de iniciativas e compromissos da empresa, quisemos trazer uma história inspiradora com a emoção que a data pede. Contamos a história de um garotinho negro que queria se sentir representado na figura de um Papai Noel. Figura esta que, nos últimos tempos (e felizmente), já tem se mostrado mais diversa, seja fisicamente em shoppings, em especiais de Natal, ações de conteúdo etc. Aliás, a história desta diversidade na figura do Papai Noel (algo que foi visto por séculos) também nos inspirou na criação de um pequeno documentário de animação narrado por Lázaro Ramos”, explica Pernil, diretor de criação executivo da AlmapBBDO.

Documentário com participação especial de Lázaro Ramos

Reconhecido por ser voz relevante no movimento pela equidade racial no país, o ator Lázaro Ramos tem ampla participação em toda campanha do Boticário. Como embaixador da marca em relação ao tema, ele também participa como narrador do documentário “Papai Noel: Uma História de Diversidade”. A obra tem o objetivo de contar a história das origens do Papai Noel de maneira leve e mostrando que nem sempre houve um padrão estético como o mundo se acostumou a ver. O documentário, que tem o roteiro inspirado nos estudos de Ad Júnior, Head de marketing da Trace Brasil, estará disponível a partir do dia 23 de novembro, nas redes sociais da marca. Lázaro Ramos também marca presença com os colaboradores do Grupo Boticário, na Semana da Diversidade, além de conduzir uma live sobre raça nas redes sociais da marca, junto com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Tudo com muita troca entre o artista e a empresa.

Como complemento a todas essas iniciativas, vale lembrar também que toda a produção dos filmes que fazem parte da campanha de Natal 2020 do Boticário é marcada pela diversidade, que foi além do casting. O filme, produzido pela Boiler Filmes, é codirigido por Ton Valentim, fotógrafo, artista, ativista e videomaker, que esteve ao lado de Dulcidio Caldeira, sócio e diretor de cena da Boiler. Já o documentário, produzido pela Paranoid, tem direção de Jessica Queiroz.

A campanha contará com desdobramentos em redes sociais e a participação de influenciadores referências na causa.

Ficha Técnica

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário

Título: De Verdade

Produto: Institucional

CCO: Luiz Sanches

Diretor de Criação Executivo: André Gola, Pernil

Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas e Aline Afonso

Atendimento:Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Rafaela Braga, Marina Mesquita e Noah Domingues

Planejamento: Rita Almeida, Katia Fontana, Bruno Ortiz, Flávia Cassias

Mídia: Daniel Ribeiro, Amanda Meziara, Suellen Kiss, Everton Maciel, Vitória Vaz, Camila Lima, Vanessa Vieira

Art Buyer: Tereza Setti

Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra

Foto: Nicole Heiniger

Ilustração: Big Studios

Produção executiva: Soraya Amaral – SDMGMT

FILME

Produtora de vídeo: Boiler Filmes

Direção: Dulcidio Caldeira, Ton Valentim

Diretor de Fotografia: Nixon

Produção Executiva: Pedro Bueno

Atendimento: Marcela Santos, Lia Giuliani

Coordenação de Produção: Marcella Feo, Carol Latorre

Assistente de Direção: Mayra Ferro

Diretor de Arte: Billy Castilho

Figurinista: Maika Mano

Maquiador: Mika Safro

Diretor de Produção: Rafael Monteiro Pinto

Montador: Ricardo Quintela, Alberto Cardoso

Coordenação de Pós-Produção: Fezão Barbieri, João Lion

Finalização: Rafael Barão

Pós-produção: Derbi VFX

Color Granding: DOT

Produtora de Som: Raw Audio

Produção Musical e Sonoplastia: Equipe Raw Audio

Trilha: Fonograma Original com Adaptação Fernando Forni

Mixagem: Equipe Raw Audio

Atendimento: Carol Peternelli

Direção de Loc e Coordenador: Robério Barbosa

Loc Dublagem: Wilson Cardoso

Loc Off: Ana Lonardi

DOCUMENTÁRIO

Produtora de Vídeo: Paranoid

Diretora: Jessica Queiroz

Fotógrafo Still: Lucas Raion

Atendimento: Marcel Weckx e Arthur Gomes

Finalização e Animação: Hilda

Atendimento Hilda: Leticia Mello

Direção de Animação: Baboo Matsusaki

Animação: Thais Macedo e Carina Oliveira

Assistente de Animação: Natalia Penque

Coordenação de Pós: Carol Fernandes

Finalizadora: Mayara Nogueira

Produtora de Som: Raw Audio

Produção Musical e Sonoplastia: Equipe Raw Audio

Trilha: Hilton Raw e Fernando ForniMixagem: Equipe Raw Audio

Atendimento: Carol Peternelli

Direção de Loc e Coordenador: Robério Barbosa

Locutor: Lázaro Ramos

Aprovação do cliente:André Farber, Alexandre Bouza, Gustavo Fruges