Nova versão do Digital Assessment mapeia como as agências estão usando dados e ferramentas de IA disponíveis, além de como estão treinando e certificando seus colaboradores

Ao longo deste ano, o Google vai acompanhar como as agências de publicidade estão se adaptando ao novo momento da inteligência artificial (IA) e ajudá-las em seus próximos passos nessa jornada. Isso será feito por meio do anterior Digital Assessment, índice que está sendo atualizado após um ano de seu lançamento para o mercado. Por meio do novo Google AI Assessment, a evolução da maturidade digital das agências seguirá sendo avaliada, mas também a forma como elas estão usando dados e ferramentas de IA, além do esforço de treinamento e certificação de suas equipes.

Apesar de as agências já usarem IA em diversos processos, como para otimizar a compra de mídia, elas ainda têm grandes oportunidades de desenvolvimento dessa tecnologia em outras áreas, o que pode potencializar o retorno sobre o investimento de marketing e ajudar a colocar as pessoas no centro da estratégia na criação. Atualmente, 80% dos anunciantes do Google no Brasil já usam ao menos um produto com inteligência artificial, mas apenas 2% deles utilizam todas as possibilidades e variações de peças publicitárias nas plataformas do Google.

“A inteligência artificial não é o futuro, ela já é a nossa realidade”, destaca Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil. “Estamos atualizando o Digital Assessment para contemplar as necessidades atuais dos anunciantes e desenvolver um plano de ação em conjunto com cada agência para que elas possam continuar sendo protagonistas do mercado.”

O novo Google AI Assessment foi atualizado para acompanhar o dinamismo do ecossistema do marketing digital. A partir de 2024, além de classificar as agências entre os estágios Nascente, Emergente, Conectado e Multimomento, cada agência será analisada em relação aos pilares de adoção de inteligência artificial, que incluem fundação de dados ou como as empresas estão capturando dados primários e treinando a IA para alavancar objetivos de negócio; como está ativando a IA, empregando as soluções disponíveis no marketing; e a maturidade das equipes em relação à IA, considerando treinamento e certificação.

Agências cada vez mais maduras

Com o lançamento da primeira versão do Digital Assessment, em 2023, um grupo composto pelas principais agências de publicidade que atuam no Brasil passou a ter sua evolução em maturidade digital avaliada periodicamente pelo time de especialistas do Google, considerando a média dos anunciantes no gMaturity – índice de maturidade digital para anunciantes – além de critérios desenvolvidos especificamente para agências. Ao longo do ano passado, o programa classificou as agências em quatro estágios de maturidade digital: Nascentes, Emergentes, Conectadas e Multimomento.

A análise feita em 2023 mostrou que as agências de publicidade estão cada vez mais maduras. As empresas classificadas como Nascentes, que representavam 44% no início de 2023, terminaram o ano passado com uma fatia de 13% das empresas que, em sua maior parte, foram capazes de migrar para estágios mais avançados. As agências Emergentes terminaram o ano representando 58% do total e as Conectadas, 25%. Apenas 4% das agências terminaram o ano como Multimomento, demonstrando a oportunidade existente para que elas continuem investindo em sua maturidade digital.

“Com o Google AI Assessment, as agências podem analisar os pilares e usá-los como base para avaliar oportunidades de melhoria e otimização de processos, tempo e resultados. O Google está preparado para continuar ajudando a desenvolver o mercado publicitário para este a era da inteligência artificial, que oferece muitas possibilidades”, diz Aline.