Jornal altera a organização dos cadernos e apresenta novo aplicativo para celulares; foco das mudanças é acompanhar o ritmo de vida dos leitores
O jornal “O Estado de S. Paulo” estreia hoje, 22 de abril, nova configuração de cadernos, baseada em pesquisas junto ao público leitor. Um jornal mais organizado para caber nos dias de semana e ampliado no final de semana, porque é quando se tem mais tempo – com a credibilidade, a profundidade e o jornalismo sério de sempre.
Para anunciar a mudança, o Estadão lança ampla campanha criada pela WMcCann, que introduz a alteração feita para trazer mais conveniência aos leitores. A fase teaser, com início no dia 17 de abril, é composta por filme de 15’’, dois spots de 15’’ e um anúncio por dia de página simples até o domingo, dia 21. No teaser vemos um exemplar de Estadão no centro da tela, à meia luz. Só conseguimos ler com clareza o nome O Estado de São Paulo. Então o locutor anuncia: “Semana que vem o Estadão estará completamente diferente sem mudar absolutamente nada. Aguarde”. Já o lançamento da campanha aconteceu no dia 21 de abril na TV, com filmes de 1 minuto e 30”, e no rádio, com spots de 30”.
“Para a WMcCann ou qualquer agência boa de publicidade, nosso trabalho é muito facilitado quando vem com essa consistência. A pesquisa pode evidentemente ser comprovada no dia a dia. Um dos entrevistados disse que queria mais Estadão no domingo e nos dias de chuva. Ampliação no domingo é uma grande sacada”, diz Washington Olivetto, chairman e CCO da WMcCann.
No filme, um casal fala para a câmera. Os dois têm exemplares de Estadão nas mãos e apresentam as novidades. A mulher, de maneira acelerada, diz que agora o Estadão está muito mais organizado de segunda-feira a sábado. Que dá para entender melhor todas as notícias sobre esporte, economia, negócios, saúde, tecnologia, mercado internacional, nacional, e assim por diante, explicando que se tem o conteúdo completo para quem vive na correria diária. O marido, bem devagar, conta sobre as mudanças do caderno no final de semana, quando o jornal vem ampliado, com a novidade da seção que mostra o dia a dia em fotos e que pode ler e reler porque tem tempo.
Anúncios sequenciais durante uma semana no jornal que mostram visualmente a nova reformulação fazem parte da campanha. Para comunicar o lançamento do novo aplicativo móvel, que sinalizará ao usuário as notícias em tempo real, um filme de 15”, um spot de rádio de 30” e um anúncio de jornal usarão, de maneira interativa, o ícone do cavaleiro que faz parte do logotipo do jornal.
No filme em animação vê-se o símbolo do Estadão passando pela tela. O Ex Libris para no meio da tela, ouve-se um bip típico de uma mensagem no celular. O cavaleiro coloca a mão no bolso, pega um celular e lê a tela do aparelho. O locutor arremata: “O Estadão, no celular, é Estadão Mobile, o maior jornal de bolso do mundo”.
O esforço de comunicação é complementado por ações em veículos do trade publicitário e nas próprias páginas do Estadão.
Para assistir ao filme, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=zF8p7jWbiZI
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: S.A. O Estado de São Paulo
Produto: Institucional
Nome da campanha: Organizado e ampliado
CCO: Washington Olivetto
Criação: Sandro Nascimento, Fabio Wanderley
Planejamento: Aloísio Pinto, Debora Nitta, Tom Vinhal
Mídia: Ana Beatriz Martini, Carla Machado, Ludmilla Antonelli, Marianna di Stefano
RTV: Regina Knapp, Julia Seligmann
Produtora do filme: Zeppelin Filmes
Atendimento: Alonso Sperb
Diretor: Marcello Lima
Diretor de Fotografia: Juliano Lopes
Animação: Zeppelin Filmes
Pós-produção: Zeppelin Filmes
Produtora de Som: Loud
Trilha: Loud
Diretora Nacional de Operações: Vera Dreckmann
Tráfego de Criação: Maria Oliveira
Produção Gráfica: Marcelo Hack, Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio
Ilustrador: Estúdio Alice
Atendimento: João Jote, Sibele Ferrer, Bruna Rocha, Maria Fernanda Papaleo
Gerente de Projeto: Jaqueline Travaglin, Luciane Nuvolara
Aprovação pelo cliente: Francisco Mesquita Neto, Christiano Nygaard, Renata Ucha, Marcela Dalla