Campanha ganhou a preferência do júri de mercado na 11ª edição da premiação, promovida pelo SBT 

Nesta terça-feira (26), o SBT realizou a 11ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil. A novidade deste ano é o retorno do formato presencial na segunda fase da premiação, após dois anos com transmissão 100% virtual em decorrência da pandemia de Covid-19. O filme “Alice e Fernanda” (disponível aqui), criado pela Africa para o Itaú, com produção da Boiler Filmes, foi eleito o melhor comercial veiculado no SBT em 2021, após a votação final realizada em São Paulo.

O evento foi conduzido por Nadja Haddad, apresentadora do programa de confeitaria Bake Off Brasil,do SBT, e contou com a participação dos principais executivos da emissora, jornalistas e um seleto júri de mercado, composto por 20 profissionais de peso das principais agências e anunciantes do Brasil. São eles: Alessandra Barcala (Amazon Prime Video); Alexandre Peralta (Africa); Ana Leão (Dentsu); Ana Paula Duarte (Unilever); Ane Lopes (Claro); Bruno Montejorge (Ifood); Christian Fontana (We); Claudine Bayma (Kwai); Daniel Schiavon (Ogilvy); Diego Ferrite (Talent Marcel); Fabio Astolpho (Publicis); Fabio Mozeli (DPZ&T); Felipe Silva (Gana); Guilherme Telles (PicPay); Hugo Rodrigues (WMcCann); Igor Puga (Santander); Julia Mota (GUT); Pedro Araújo (FCB Brasil); Rafael Montalvão (Magazine Luiza) e Rafael Urenha (Galeria).

“Esse evento só reforça a nossa crença de fortalecer e incentivar a criatividade brasileira. O SBT sempre acreditou e apostou no poder das grandes ideias e temos muito orgulho de ver que, a cada ano, os filmes mais comentados e impactantes da publicidade do nosso país passam em nossas telas”, comemora Fred Müller, Diretor de Negócios e Marketing do SBT.

A shortlist com os dez melhores comerciais foi revelada em primeira mão durante o evento. As criações são de sete marcas: Elo, Itaú e O Boticário com dois filmes indicados de cada. Já Amstel, Bradesco, Mc Donald’s e Vivo com um filme cada. E cinco agências, com a liderança da AlmapBBDO, que obteve quatro indicações. Os demais são da Africa (2), Galeria (2), Publicis (1) e Wunderman Thompson (1). Confira a lista completa abaixo. 

Os vencedores (agência e anunciante) foram premiados com uma viagem para o Festival de Criatividade de Cannes, na França, que acontece em junho deste ano. Em decorrência do cancelamento do Cannes Lions de 2020 em formato presencial – também por conta do avanço da pandemia no período – os vencedores da edição de OMCDB 2019 e da edição de 2020 também participarão do Festival de Criatividade de Cannes de 2022.

No ano passado, o filme vencedor foi “Esperança”, criado pela Africa, para o banco Itaú.

Finalistas O Melhor Comercial do Brasil 2021

“Alice e Fernanda” / Africa / Itaú – Vencedor

“Autógrafo 1 de 5” / Africa / Itaú

“Tatuagem 4 de 5” / AlmapBBDO / O Boticário             

“Destinos” / Galeria / Mc Donald’s

“Vagalumes 1 de 5” / Publicis / Bradesco

“Sheila” / AlmapBBDO / Elo            

“I Am What I Am 3 de 5” / Wunderman Thompson / Amstel  

“Explicações” / AlmapBBDO / O Boticário

“Campanha Arco-Íris” / Galeria / Vivo

“Camaro” / AlmapBBDO / Elo  

Filmes vencedores das edições passadas – Nacional

2021: “Alice e Fernanda” / Africa / Itaú

2020: “Esperança” / Africa / Itaú

2019: “Caverna do Dragão” / DPZ&T / Renault

2018: “Robô” / DPZ&T / Itaú

2017: “Visões” / Y&R/ Vivo

2016: “Pé na Porta” / AlmapBBDO / Volkswagen

2015: “Desejos” / AlmapBBDO / Volkswagen

2014: “Compadre” / NBS / Bom Negócio.com

2013: “Brasil 70” / AlmapBBDO / Volkswagen

2012: “Tradutor” / AlmapBBDO / Pepsi

2011: “Pôneis Malditos” / Lew’Lara\TBWA / Nissan