Por meio do movimento ‘Veja com o Coração’, marca criou série de ações para dar visibilidade para a categoria

Amanhã, dia 27 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica no Brasil. Uma data importante para relembrar e reforçar a importância da luta dessas profissionais pela garantia de direitos, além de celebrar suas conquistas. A data homenageia Santa Zita, padroeira da categoria, que trabalhou por 12 anos como trabalhadora doméstica, na Itália.

Veja®, marca de produtos de limpeza da Reckitt Hygiene Comercial com mais de 50 anos de mercado, tem como objetivo dar visibilidade ao problema social enfrentado por muitas das trabalhadoras domésticas brasileiras, bem como promover qualificação socioprofissional e contribuir com a conscientização da sociedade sobre a importância e desafios da categoria. Uma pesquisa inédita realizada pelo Plano CDE, em parceria com a marca, ouviu mais de 500 pessoas e revela que 56% das profissionais alegam já terem sofrido preconceito e 71% já se sentiram desrespeitadas no ambiente de trabalho.

Para trazer o assunto à tona, a marca programou diversas ações para a data como o relançamento da plataforma Veja com o Coração, um hub que reúne as ações promovidas por Veja® para essa causa, além das histórias reais de trabalhadoras do Brasil.

A marca promoverá, no dia 27, uma ação no programa Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo) em que quatro trabalhadoras domésticas e personagens da campanha participarão da plateia do programa, em formato cardboards. Haverá também um depoimento de uma das personagens sobre a importância da profissão. O assunto também será levantado no programa Saia Justa do dia 28 de abril. As apresentadoras Astrid Fontenelle, Pitty, Gaby Amarantos e Monica Martelli discutirão sobre a pauta e contarão com a participação da influenciadora Verônica Oliveira, do Faxina Boa, falando sobre a importância da valorização da categoria.

Já o programa Hoje em Dia, da TV Record, contará com inserções da marca nos dias 27 de abril, 4 e 18 de maio para falar sobre visibilidade e valorização do trabalho doméstico. Além disso, Veja® vai promover nas próximas semanas uma discussão sobre os direitos das trabalhadoras domésticas na Rádio Bandeirantes FM por meio de falas testemunhais.

“É importante para a sociedade e para a marca Veja® valorizar e reconhecer o trabalho doméstico. Por meio dessas ações esperamos alertar a sociedade brasileira sobre este problema social e engajá-los em prol de uma causa tão importante”, diz Mariana Rocha, Gerente Sênior da marca Veja® .

Além das ações citadas acima, que visam trazer visibilidade para a causa, a marca atua pela socio profissionalização da categoria apoiando um curso promovido pela ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, além de workshops para as trabalhadoras domésticas, realizados pelo coletivo Indique uma Preta.