Ultragaz distribui panfletos educativos contra a Covid-19

Médica epidemiologista Camila Maciel mostra, em história-em-quadrinhos, a importância do uso de máscaras entre crianças e do distanciamento físico

O Menino da Máscara Amarela. É assim, unindo informação com diversão, que a Ultragaz e a médica epidemiologista Camila Maciel promovem ação educativa, a partir desta segunda (22/03/21), em 19 Estados, 50 cidades e esperam atingir um público de mais de 10 milhões de brasileiros. Panfletos com história-em-quadrinhos serão distribuídos gratuitamente à população pela rede de revendas oficiais da Ultragaz. O folheto traz, ainda, um código de barras, por meio do qual a pessoa poderá, a partir do celular, acessar vídeos de animação e outras informações sobre a pandemia. Os caminhões da Ultragaz também terão banners da campanha.

De forma lúdica e divertida, o panfleto destaca a importância do distanciamento físico aliado ao uso de máscaras por crianças para evitar a propagação do novo coronavírus. E ressalta que, sozinhas, as máscaras – sejam as de tecido ou de TNT, as chamadas cirúrgicas – não têm 100% de eficácia. É preciso manter o distanciamento físico. “As crianças são muito sensíveis ao trabalho educativo. E acabam se tornando grandes influenciadoras na família, dando até bronca nos pais. Daí a importância de educarmos esse público”, adverte Camila Maciel, idealizadora do projeto. Médica endocrinologista pela Universidade de São Paulo, doutora em Cardiologia pelo Incor-USP, pós-doutora em Epidemiologia e Medicina Preventiva pela Universidade de Boston, professora de universidades públicas e privadas e que tem projetos premiados de prevenção em saúde voltados para crianças. A Ultragaz ficará responsável pela impressão e distribuição de cerca de 3 milhões do material. “Neste momento tão difícil de pandemia de Covid-19, é muito importante passarmos, de forma lúdica para as crianças, informações preventivas contra o vírus. Nesse sentido, essa parceria nos permite contribuir de alguma forma com as famílias brasileiras em relação à prevenção da doença”, destaca Daniela Gentil, gerente de Sustentabilidade da Ultragaz.

A campanha ocorre no momento em que o Brasil se torna o epicentro global da pandemia, com quase 3 mil mortes diárias. São mais de 11 milhões de infectados e o país ultrapassou a trágica marca de 282 mil mortos. O percentual de crianças infectadas também preocupa. O número de crianças com menos de 10 anos que precisaram ser internadas por causa da Covid-19 neste ano, no Brasil, dobrou e acendeu o alerta vermelho entre os profissionais de saúde. Hospitais públicos e privados do país registraram aumento de até 100% dos casos e internações de crianças. Segundo o Centro para Controle de Doenças e Prevenção (CDC), a incidência entre crianças é menor que em adultos e os casos são de menor intensidade. Mesmo assim, elas não estão imunes à doença. Estima-se, ainda, que metade das crianças e adolescentes apresente a forma assintomática, ou seja, não chega a desenvolver a doença, mas pode transmiti-la.

Ao passar o celular em cima do código de barras que está no material, o usuário poderá acessar o canal da médica Camila Maciel. Ela lançou, recentemente, vídeos de animação de 1 minuto no Youtube em português, espanhol e em inglês. A animação idealizada por Camila Maciel tem direção de arte de Gabriel Bitar, roteiro de Emily Hozokawa, produção de Nana Lahóz, locução de Luciana Ramanzini, produção executiva de Reynaldo Marchesini e execução da Criatividade X, produtora educativa da qual Camila é sócia. O roteiro traz, de forma descontraída, a aventura de alguns coronavírus que tentam romper a barreira da máscara, constroem até um foguete, mas não conseguem disseminar a doença graças ao distanciamento físico. O vídeo é uma oportunidade para que pais e filhos conversem sobre maneiras de prevenção da Covid-19. “É muito importante que as crianças recebam informações, especialmente antes do retorno às aulas, sobre: como lavar e desinfetar as mãos com frequência; manter a distância física de outras pessoas; usar máscara; evitar compartilhar objetos (garrafas de água, celular, lápis e livros). Todos nós somos responsáveis pela prevenção da Covid-19”, frisa a médica.

Clique aqui para assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cVDihaL8HMc