Hashtags da Cervejaria Ambev, Budweiser, Google, Coca-Cola, Natura e McDonald’s foram selecionadas sob os critérios de volume de conversas e boas práticas de conteúdo dos anunciantes

Há exatamente 12 anos, a primeira hashtag (#barcamp) foi publicada em um Tweet pelo designer americano Chris Messina (@chrismessina) com o intuito de reunir conversas sobre um evento. Desde então, o símbolo evoluiu de um mecanismo utilizado para simplesmente marcar ou categorizar Tweets para uma forma fácil, divertida e poderosa de agregar conversas e movimentos globais, além de evidenciar conteúdo relevante de pessoas, marcas e parceiros de conteúdo. Para celebrar o #DiaDaHashtag, o Twitter realizou um levantamento das hashtags de marcas que tiveram destaque nos últimos meses no Brasil.

"As hashtags se tornaram tão importantes e integradas à linguagem dentro e fora da internet que hoje são conhecidas pelos mais diversos públicos. Além de levar a mensagem das marcas para a audiência dentro e fora do Twitter, o recurso, quando bem utilizado, gera curiosidade e gatilhos de conversas, pautando assuntos que acontecem na sociedade. O importante é que anunciantes tenham em mente que hashtags independem do slogan das campanhas – elas devem ser tão relevantes para as pessoas quanto são para as marcas", afirma Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marcas do Twitter no Brasil.

Cervejaria Ambev (@CervejariaAmbev), Budweiser (@Budweiser_Br), Google (@googlebrasil), Coca-Cola (@CocaCola_Br), Natura (@naturabroficial) e McDonald’s (@McDonalds_BR) foram anunciantes que atraíram os holofotes na utilização de hashtags para engajar audiências, de acordo com análise interna da equipe do Twitter no Brasil. Além de métricas quantitativas como o volume de conversas gerado pelo recurso, foi levada em conta a aplicação de boas práticas de conteúdo no Twitter Brasil nos últimos 12 meses. Entre as hashtags de destaque estão:

#OrgulhoDaMinhaHistória (Cervejaria Ambev)

twitter.com/CervejariaAmbev/status/1144754909499314177

#TrocoFloresPor (Budweiser)

twitter.com/Budweiser_Br/status/1103778590318100480

#OrgulhoDeSer (Google)

twitter.com/googlebrasil/status/1144675911515693058

#VaiNoGás (Coca-Cola)

twitter.com/CocaCola_Br/status/1161994003962896384

#TragoVerdades (Natura)

twitter.com/naturabroficial/status/1161366472737906690

#MeuNewClassic (Budweiser)

twitter.com/Budweiser_Br/status/1116723984157093888

#JogaNoGoogle (Google)

twitter.com/googlebrasil/status/1031349769594200065

#FomeDeMc (McDonald’s Brasil)

twitter.com/McDonalds_BR/status/1146486217996931072

O poder das hashtags de reunir e salientar conteúdos possibilita que marcas façam parte de conversas em tempo real no Twitter e criem uma conexão legítima com seu público no momento e contexto adequados. Além de expandir o alcance e fortalecer o posicionamento da marca, o recurso pode segmentar o mercado escolhido, atrair pessoas para conversar sobre um assunto relevante para elas e para a marca, e ainda melhorar o posicionamento do site das empresas nos resultados orgânicos dos buscadores.