• Desde a primeira edição, em 1998, marca é uma das apoiadoras do maior festival da cultura japonesa no Brasil
  • Evento será promovido entre os dias 7 e 9 de julho no São Paulo Expo e terá como tema “Mottainai, desperdice menos, aproveite mais”

Em 2022 o Festival reuniu 182 mil visitantes
Créditos: Marcel Uyeta, Reinaldo Canato, Cassio Shimono 

Com o objetivo de fortalecer a valorização da cultura japonesa no Brasil, a Toyota será uma das apoiadoras do 24º Festival do Japão, marcado para ocorrer entre sexta-feira (07) e domingo (09), no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
 O Festival tem o objetivo de fortalecer a valorização da cultura japonesa no Brasil
Créditos: Marcel Uyeta, Reinaldo Canato, Cassio Shimono 

O festival, referência na missão de preservar, divulgar e transmitir a cultura japonesa no País, oferece uma programação que reúne o melhor da cultura japonesa. O público poderá desfrutar de shows musicais, atrações tradicionais, danças típicas e culinária regional das províncias japonesas, além de exposições culturais.
 
 

O tema da edição 2023 é “Mottainai: desperdice menos, aproveite mais!”. Esse conceito central da cultura japonesa, que enfatiza o combate ao desperdício e a otimização de todos os recursos, será celebrado com foco nos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
 

A feira também marcará a comemoração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Além disso, haverá um espaço dedicado à divulgação de arte, cultura e produtos das províncias japonesas, uma exposição sobre o tema Mottainai e o espaço Card Games, apresentado pelo Capitão Hunter, famoso colecionador de cartas de Pokemon. 
 A feira também marcará a comemoração dos 115 anos da imigração japonesa no Brasil
Créditos: Marcel Uyeta, Reinaldo Canato, Cassio Shimono 


A Toyota se alinha ao tema do Festival do Japão, por meio do seu compromisso em desenvolver uma sociedade em harmonia com a natureza. A empresa está engajada em uma série de iniciativas voltadas para a reutilização de resíduos da produção automotiva, dando um novo destino ao que antes seria descartado e contribuindo com a comunidade no entorno das suas plantas. Tais ações refletem o compromisso da Toyota com práticas sustentáveis e seu empenho em contribuir para um futuro mais consciente do ponto de vista ambiental.

“É com imensa satisfação que nos engajamos no maior festival de cultura japonesa realizado fora do Japão. Essa celebração proporciona a oportunidade para que um número cada vez maior de pessoas e gerações conheçam e apreciem as ricas tradições e a preservação da história japonesa. Por esse motivo, temos o privilégio de estar presentes há mais de duas décadas, estimulando e fortalecendo ainda mais a comunidade nipo-brasileira”, afirma Otacílio do Nascimento, gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil.

Neste ano, a Toyota estará presente como patrocinadora da área #FJTAON, espaço destinado à cultura jovem e digital que contará com exposição de artistas, arena de jogos e atrações musicais. Em exposição, a marca levará a versão híbrido flex do Corolla Cross 2024. Os visitantes que tirarem fotos com o veículo e marcarem a Toyota e o #FJTAON em suas redes sociais receberão uma ficha para jogos.