Ação destaca que atualmente 1/3 de toda a comida produzida no mundo não vai para o prato, vai para o lixo

(Divulgação/SBT)

O SBT do Bem traz mais um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para suas campanhas. Desta vez, o tema é o desperdício de alimentos, um problema ainda tão sério e com números tão alarmantes. A campanha estreia no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), com o nome de ‘1/3’ (um terço). Essa é a porção de toda a comida produzida no mundo que acaba na lata de lixo. Criada pela WMcCann, a campanha é estrelada pelo chef Carlos Bertolazzi, que no filme prepara uma receita e, durante esse processo, surpreende por sempre descartar um terço dos ingredientes. Assista aqui.

O desperdício de alimentos causa um impacto expressivo no meio ambiente, aumenta o índice da tragédia humanitária que é a fome, além de gerar um alto déficit na economia na ordem de bilhões por ano – segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). A degradação dos alimentos ajuda a aumentar os índices de gases de efeito estufa, gastam recursos naturais e podem poluir o solo e a água pelo uso pesticidas químicos de maneira inapropriada. “Estamos falando de inacreditáveis 1,3 bilhão de toneladas por ano de comida desperdiçada, segundo relatório da ONU. É um problema global, que traz sérios impactos ambientais em toda a cadeia de produção e descarte dos alimentos. A consciência das pessoas tem que ser impactada desde o planejamento das compras, até em encontrar outras soluções de preparo para as porções não utilizadas. Queremos levar essa reflexão para os lares brasileiros através dessa campanha", declara Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.

Também com criação da agência, serão realizadas diversas iniciativas nas redes sociais do SBT, como forma de disseminar o consumo sustentável dos alimentos. Dentre elas estão: o “filtro de chef” – criado no Instagram – que simula um chapéu de chef, para que as pessoas utilizem durante a gravação dos seus vídeos, enquanto cozinham. No próprio site do SBT do Bem será feita uma linha de post com receitas fáceis, informações e dicas para aproveitar as partes menos usuais dos alimentos. Para estimular as pessoas nessa experiência, o público será convidado a postar fotos das suas criações culinárias nos comentários. Já na corrente “desafio do reaproveitamento”, busca-se o desperdício zero – a partir das dicas que serão dadas pelos chefs, que em seguida desafiarão outros chefs a fazerem o mesmo.

Por fim, para incentivar a interação com a campanha, em um post no Instagram haverá uma caixa de diálogo aberta com a pergunta: "O que você faz para evitar o desperdício?". As melhores dicas e seus idealizadores serão divulgados pelo SBT. Além de criar novos hábitos, a ação estimula as pessoas a se reinventarem dentro de casa, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

A estreia será nesta sexta-feira (05/06), o filme irá ao ar na TV e nas redes sociais da emissora.

FICHA TÉCNICA:

Agência: WMcCann

Cliente: SBT

Produto: SBT do Bem

Nome da campanha: 1/3

CCO: Hugo Rodrigues e Kevin Zung

Direção de criação: Fábio Ludwig

Criação: Anselmo Ferreira e Victor Lavenère

VP de Planejamento: Renata Bokel

Planejamento: Hugo Santos e Maria Brussi

Atendimento: Anna Moraes, Luiza Matinatto e Vitoria Silvestre

VP de Mídia: André França

Mídia: Time de Mídia WMcCann

VP de Produção: Tato Bono

Produção integrada: Cayan Lobo e Gabriela Chineze

Produtora do filme: Academia de Filmes

Diretor: Fernando André

Diretor de Fotografia: Raul Anselmo Carielo

Pós-produção: Academia de Filmes

Produtora de Som: Soundzilla

Trilha: Soundzilla

Produção Gráfica: Mauricio Martim

Tecnologia: Marcelo Soares, Victor Odo e Caio Costa

Projetos: Yarha Costa

Relações Públicas: Kerena Neves e Bruna Ramos

Aprovação pelo cliente: Fred Muller, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima