Ação traz reflexão de que precisamos falar de suicídio para prevenir o suicídio, com filmes, minidocs e Live com especialistas sobre o tema
No Brasil, ocorrem cerca de doze mil suicídios por ano e no mundo, são registrados mais de um milhão de casos. Desde 2015, Setembro é o mês e Amarelo a cor da prevenção ao suicídio, que tem uma característica em comum entre a maioria dos casos: as cartas deixadas pelas vítimas e que jamais foram respondidas. Em apoio à causa, o SBT do Bem lança o projeto “As Cartas Nunca Entregues”. A campanha contará com um filme principal para TV e digital, mostrando parentes e amigos de pessoas que cometeram suicídio, escrevendo cartas em resposta à fatalidade. O objetivo é abrir uma discussão sobre a importância de se falar do assunto enquanto ainda é tempo, trazendo como assinatura “Para prevenir o suicídio, precisamos falar de suicídio”. A campanha contempla também uma landing page, com informações de apoio e três minidocumentários, nos quais serão aprofundadas as histórias do elenco que participou do filme.
A criação é da agência WMcCann, com produção da Academia de Filmes e Carbono Sound Lab. Assista aqui.
“Pensamos em uma campanha que realmente impactasse sobre a importância de se falar do tema, que acaba sendo evitado por muitas famílias e amigos de quem vem apresentando sinais preocupantes. Precisamos esclarecer que o diálogo pode sim salvar vidas. Por isso, vamos promover uma ampla troca de experiências responsável e aberta a todos”, declara Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.
Na página da campanha será disponibilizado ainda um espaço para que pessoas que vivenciaram essa situação possam escrever suas cartas também. Por fim, será promovida uma live no Canal do Youtube do SBT Online, com um psicólogo especialista no tema, mediando uma interação com três micro influenciadores que falam sobre comportamento e qualidade de vida emocional.
Ficha Técnica
Agência: WMcCann
Cliente: SBT
Produto: SBT do Bem
Nome da campanha: As cartas nunca entregues
CCO: Hugo Rodrigues e Kevin Zung
Direção de criação: Fábio Ludwig
Criação: Paulo Ribas e Rodrigo Niemeyer
VP de Planejamento: Renata Bokel
Planejamento: Hugo Santos e Luiz Hidd
Atendimento: Anna Moraes Vitoria Silvestre
VP de Mídia: André França
Mídia: Time de Mídia WMcCann
VP de Produção: Tato Bono
Produção integrada: Cayan Lobo e Gabriela Chineze
Produtora do filme: Academia de Filmes
Diretor: Fernando André e Alberto Pereira Jr.
Diretor de Fotografia: Fernando André
Pós-produção: Academia de Filmes
Produtora de Som: Carbono Sound Lab
Trilha: Zé Godoy
Tecnologia: Marcelo Soares, Victor Odo e Caio Costa
Projetos: Yarha Costa
Relações Públicas: Kerena Neves, Bruna Ramos e Patrícia Lázaro
Aprovação pelo cliente: Fred Müller, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Julyana Magrini