São dez projetos na disputa dentre 919 inscritos de todo o Brasil
A Samsung selecionou os dez projetos finalistas da 6ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”, iniciativa com a proposta de reconhecer projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica por estudantes do Ensino Médio público, com a orientação de seus professores, para propor soluções a problemas de suas comunidades. Cada uma das escolas dos projetos finalistas será contemplada com uma TV Samsung 55” e um notebook da marca. A coordenação é do CENPEC Educação.
O “Respostas para o Amanhã” reconhece, desde 2014, soluções criativas relevantes para uma sociedade mais sustentável. Até agora o Prêmio contabiliza mais de 5,7 mil inscrições, 18 mil projetos e mais de 4 mil escolas participantes, com 10,2 mil professores e 153 mil estudantes.
A próxima etapa será em 30 de setembro, quando os três vencedores nacionais serão anunciados e a equipe melhor classificada será convidada a apresentar o projeto na Etapa regional, em São Paulo, junto com os vencedores dos demais países da América Latina. No período de 23 a 29 de setembro, ocorrerá a votação pelo Júri Popular no site do Prêmio, quando serão escolhidos três dentre os dez projetos finalistas para premiação nessa categoria.
“O Prêmio entra em uma nova etapa e as equipes dos dez projetos finalistas são desafiadas a apresentar o quanto o conteúdo está articulado com a ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em busca de respostas criativas para os problemas identificados em suas comunidades, trazendo inovação e relevância social”, comenta Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Temos finalistas de todas as regiões do Brasil. Isso reforça a diversidade e a preocupação de cada um com o seu território. São projetos que ajudam a solucionar questões de cada comunidade. É a preocupação com quem está a sua volta e o objetivo de um futuro melhor”, diz Mônica Gardelli Franco, Diretora Executiva do CENPEC Educação.
Confira os dez projetos semifinalistas da 6ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”:
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis
Cascavel / CE
IFPA – Campus Belém
Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí
Belém / PA
IEE Guilherme Clemente Koehler
Fabricação de pavimentos intertravados utilizando resíduos da reciclagem de postes de concreto em substituição parcial do agregado miúdo (areia)
Ijuí / RS
Colégio Estadual Dom Veloso
Engenharia sustentável: uso de resíduos na fabricação de tijolos ecológicos
Itumbiara / GO
Escola Estadual Profª Maria das Dores Brasil
Biolarvicida: Senna alata l. no combate as larvas dos mosquitos Aedes aegypti, Culex quinquefasciatus
Boa Vista / RR
EE Angelo Scarabucci
Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas
Franca / SP
EEMTI Marconi Coelho Reis
Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel / CE
Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré
Transformação das escamas de peixe em fibras algodonosas com aplicabilidades nas áreas da saúde e industrial, com sustentabilidade.
Manacapuru / AM
IFPI – Campus Teresina Central
Ben Hero: incluindo e reabilitando de forma lúdica!
Teresina / PI
CEDUP Abílio Paulo
Eletrocardiograma de baixo custo baseado na plataforma microcontrolada arduíno
Criciúma / SC