Abertura ocorre durante a FEBRACE, no próximo dia 19, onde a marca, que é patrocinadora do evento, também oferecerá oficinas de aprendizagem criativa
A edição de 2019 da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) começa na próxima terça-feira (19), em São Paulo, e a Samsung estará presente oferecendo diversas atividades aos visitantes do evento, considerado o maior da América Latina em seu segmento. Na ocasião, a companhia também abrirá as inscrições para a nova edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, reafirmando seu compromisso com a educação.
A 17ª FEBRACE – feira promovida pela Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) – acontecerá até quinta-feira (21) na USP e contará com uma mostra de projetos sobre ciência e engenharia. A Samsung, patrocinadora do evento, terá um estande interativo e oferecerá até cinco oficinas diárias para os jovens presentes no local, com foco em STEM (sigla em inglês que significa Science, Technology, Engineering e Mathematics), áreas cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.
“Está em nossa essência prover conteúdos que integram as tecnologias com a educação, despertando interesses e inovações que contribuam para novas aprendizagens”, explica Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. “A FEBRACE é um espaço que estimula o desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens e professores, assim como o Prêmio Respostas para o Amanhã, que terá o lançamento de sua 6ª edição durante a Feira”.
Respostas para o Amanhã
Na FEBRACE, a Samsung divulgará as novidades da 6ª edição do Respostas para o Amanhã, uma iniciativa que estimula e difunde projetos de investigação científica e/ou tecnológica dos alunos do ensino médio da rede pública, sob a orientação de professores, visando à melhoria da vida das comunidades nas quais estão inseridos.
As inscrições para o programa acontecem até 17 de junho. A partir de então, 20 projetos serão selecionados para a fase seguinte e divulgados em 1º de agosto. Entre eles, 10 passarão à final e serão conhecidos em 28 de agosto. Em setembro, a avaliação da comissão julgadora definirá três vencedores nacionais, que serão anunciados no dia 30 do mesmo mês. A equipe que ficar no primeiro lugar será convidada a apresentar seu projeto na Etapa regional com os demais vencedores de países da América Latina.
Em 2018, três escolas públicas brasileiras foram contempladas na 5ª edição do prêmio. Ao todo, foram homenageados sete professores e 82 estudantes. As três equipes foram selecionadas entre 1.128 projetos, de 561 municípios de todos os Estados do país, num total de 46.234 alunos participantes. Desde 2014, a iniciativa já envolveu mais de 153 mil alunos, 10.200 professores e 4.128 escolas em todo o país.
A iniciativa da Samsung é coordenada pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O programa conta, ainda, com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).