A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou, nesta quarta-feira (28/04), os resultados do primeiro trimestre de 2021. No período, os shoppings da Companhia operaram por 63% do horário regular, enquanto as vendas dos lojistas e receita de aluguel alcançaram, respectivamente, 72,3% e 82,2% dos resultados do 1T20. Desde o dia 22/04, todos os shoppings da Multiplan estão abertos ao público e, na última semana de abril, o tempo de operação deve alcançar 77% do horário regular.
No trimestre, o EBITDA foi de R﹩ 131,2 milhões, com margem de 49,3%, uma redução de 5.610 p.b. em relação ao mesmo período no ano anterior, principalmente em função das condições de aluguéis oferecidas aos lojistas, em virtude das suspensões temporárias e restrições operacionais. O lucro líquido totalizou R﹩46,3 milhões no 1T21, 73,9% abaixo do 1T20, em linha com a queda reportada no EBITDA no trimestre, alcançando 17,4% de margem de lucro líquido. Considerando os últimos 12 meses, o lucro líquido no período encerrado em março de 2021 cresceu 49,6% sobre março de 2020, atingindo R﹩832,7 milhões.
No 1T21, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO) totalizou R﹩62,4 milhões, uma redução de 74,5% quando comparado ao 1T20, com margem de 23,5%. Nos últimos 12 meses, o FFO alcançou R﹩864,4 milhões, com crescimento de 6,8%, beneficiado, principalmente, pela venda da Diamond Tower em julho de 2020.
Renovação de mix com recorde de ABL locada
Mesmo com as restrições que impactaram a operação dos empreendimentos, incluindo o funcionamento por 63% do horário regular, as vendas dos lojistas foram equivalentes a 72,3% das vendas do 1T20, atingindo R﹩ 2,3 bilhões. Os shoppings das cidades do Rio de Janeiro e Maceió tiveram os melhores desempenhos de vendas, beneficiando-se do maior horário de operação no trimestre.
O VillageMall, no Rio de Janeiro, mais uma vez, superou as vendas do ano anterior, atingindo 103,4% no 1T21, beneficiando-se do desempenho das lojas de artigos de luxo. Na comparação do 1T21 com o 1T20, 15 shoppings tiveram percentual de vendas acima do percentual de horas em operação.
A receita de locação dos shoppings Multiplan representou 82,2% do 1T20, alcançando R﹩174,2 milhões no trimestre, principalmente em função das condições de aluguéis oferecidas aos lojistas. A receita de locação total (soma dos shoppings e torres comerciais) foi de R﹩187,2 milhões no 1T21, o equivalente a 79,2% do 1T20.
Como observado no ano anterior, os consumidores voltaram a frequentar os shoppings após as reaberturas, reforçando a importância dos empreendimentos no seu cotidiano. A diferença entre vendas e horas em operação é mais um indicativo da força e solidez da Companhia quando se considera que nenhum shopping operou em seu horário regular, que fevereiro de 2021 teve um sábado a menos devido ao dia bissexto do ano passado e que feriados adicionais foram decretados em algumas cidades do Brasil, o que impactou negativamente os números de vendas ao longo do trimestre.
O portfólio de shopping centers da Multiplan apresentou uma taxa de ocupação média de 94,6% no 1T21, uma redução de 120 p.b. em relação ao 4T20. A redução é devida, principalmente, ao efeito sazonal de menores taxas de ocupação nos primeiros trimestres do ano, que, historicamente, são cerca de 0,35% abaixo da taxa registrada no quarto trimestre; e ao efeito pontual relacionado à saída recente de uma rede de lojas fast fashiondo portfólio da Multiplan.
“Acompanhamos o movimento de vários lojistas em buscar shoppings mais qualificados. Locamos quase 100 lojas no trimestre, mais de 16 mil metros quadrados de ABL, um novo recorde. Desses locatários, mais de 60% já tinham lojas nos shoppings Multiplan. Isso mostra também a confiança dos lojistas na Companhia”, afirma Armando d’Almeida Neto, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan.
Ações de apoio à sociedade
Além do suporte aos lojistas, no 1T21 a Multiplan implantou ainda uma série de ações de apoio à sociedade. A Companhia lançou, em março, a campanha “Lugar de Gente Que Se Cuida” para apresentar todas as medidas de higiene e sanitização que tem adotado para tornar shoppings ainda mais seguros. Com participação de Gloria Pires e Evaristo Costa, a campanha retrata a preparação de um empreendimento para receber lojistas e clientes.
A Companhia também doou 10 mil cestas básicas em parceria com o movimento Transforma Brasil e lançou a campanha “Alimente o Bem”, que reúne todos os seus shoppings em uma ação de arrecadação de alimentos. As 150 toneladas de alimentos doados pela Multiplan e as doações arrecadadas nos shoppings serão entregues para mais de 100 instituições em todo o país.
Além disso, para auxiliar no processo de imunização, os shoppings Multiplan ofereceram sua estrutura para a realização da vacinação contra a Covid-19. O BarraShoppingSul e o ShoppingAnáliaFranco oferecem a imunização no sistema drive-thru. Já no Centro Médico RibeirãoShopping ocorreu a vacinação de profissionais da Educação.