Mars reforça marketing responsável para dia das crianças Com foco em uma propaganda responsável, a empresa desenvolveu critérios ainda mais rigorosos que o da legislação vigente
Anúncios e propagandas são sempre pensados para aproximar os consumidores de determinada marca ou produto – e as crianças não ficam de fora dessa brincadeira. Para construir um relacionamento saudável entre os pequenos e as publicidades, a Mars foi a primeira empresa de alimentos a assumir o compromisso de não desenvolver marketing voltado para menores de 12 anos. Esse é um dos mais importantes pontos do Código de Marketing da Mars, que possui regulações internas que extrapolam as exigências legais. Como fabricante de chocolates, gomas, balas e alimentos, a companhia reconhece sua responsabilidade ao participar da rotina dos consumidores.
O Código de Marketing da Mars (Mars Marketing Code ou MMC) foi criado em 2008 para orientar a empresa a utilizar o marketing com responsabilidade, já que se trata de uma ferramenta importante no desenvolvimento de diferentes tipos de negócios. Assim, a Mars garante bons resultados para a companhia, sem renunciar de seus princípios e da ética para com a sociedade.
Todo tipo de publicidade referente aos seus produtos que possam ser do interesse do público infantil deve ser realizado de forma responsável, auxiliando a compra consciente por parte dos verdadeiros compradores – pais e responsáveis – e não focado no convencimento das crianças para que estas demandem de seus responsáveis a compra. As principais recomendações dos órgãos reguladores abordam pontos como evitar verbos imperativos em produtos infantis (peça, compre, etc.), alusão a constrangimento da criança (como no famoso comercial dos anos 90 “eu tenho, você não tem”), incentivo a alimentação não saudável, vendas casadas e desvalorização da autoridade dos pais.
“Ao longo dos anos, fortalecemos nossas práticas de marketing responsável e garantimos que elas reflitam a evolução contínua do marketing ao consumidor e dos canais digitais. Estamos empenhados em assumir uma posição de liderança no que diz respeito ao estabelecimento de padrões responsáveis e temos orgulho de sermos reconhecidos como tal pelos stakeholders externos”, afirma Mariana Lucena, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Wrigley no Brasil.
A Mars também faz parte do chamado “Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças”, acordo lançado em 2016 que envolve 13 multinacionais do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas. A iniciativa determina que as marcas envolvidas não podem fazer publicidade de seus produtos para crianças menores de 12 anos de idade, a não ser que atendam critérios nutricionais unificados para todo o grupo e definidos de acordo com orientações internacionais, com um limite de calorias por porção, quantidade de sódio, gorduras saturadas e açúcares. Todos os critérios deste compromisso já eram contemplados pelo Código de Marketing da Mars.
“As discussões sobre publicidade responsável estão longe do fim. E que bom que seja assim. A tendência é que o debate continue existindo, e a publicidade se reinventando a cada ano para se tornar cada vez mais construtiva. Isso não diz respeito a apenas como consideramos as crianças, mas também a como abordamos outras questões relevantes para a sociedade, a despeito do recente debate sobre questões raciais e a responsabilidade das empresas em relação ao enfrentamento da pandemia”, conclui Lucena.