Milhões de meninas e mulheres ainda vivem sem acesso à informação sobre como lidar com sua higiene menstrual, sem educação e saneamento. Para voltar os olhos do mundo para essa questão e fomentar o conhecimento para vencer o estigma social, dia 28 de maio foi instituído internacionalmente como o Dia da Higiene Menstrual, um programa de conscientização global lançado pela Wash United, em 2014, e que conta com o apoio de Intimus®,marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark Brasil.

E, para dar ainda mais visibilidade e ressaltar a importância do diálogo em sociedade sobre a não estigmatização da mulher em função do seu ciclo menstrual, a marca lança hoje a segunda fase da campanha #ChegadeEstigma, iniciada em março, com uma série de ações.

Criado pela agência de PR PROS, o vídeo animado e cheio de cores abre virtualmente “A Caixa do Estigma” – no Dia da Mulher, a caixa física recebeu, na Avenida Paulista, centenas de pessoas que participaram de uma experiência imersiva por meio de um vÍdeo com exemplos de situações do cotidiano que definiram o que é um estigma e suas aplicações na sociedade.

Com a abertura da caixa virtual, Intimus traz respostas aos estigmas da menstrução por meio de ilustrações que foram criadas pela ilustradora e influenciadora Nath Araujo (@nanaths). Alguns desses desenhos estarão na exposição virtual Pensando Fora da Caixa com Intimus. As imagens podem ser acessadas no site www.intimus.com.br/exposicao.

“Há gerações as mulheres são estigmatizadas por causa da menstruação, que é muitas vezes associada a fragilidade, vergonha e até limitações. Promover a discussão sobre o assunto e convidar a sociedade a questionar estes estigmas é extremamente importante. A Caixa do Estigma foi uma analogia à sociedade, para tornar nítido que todas as vezes em que se estigmatiza quem menstrua, a pessoa acaba inserida em ‘uma caixa’. Agora nós abrimos a caixa com uma exposição repleta de rostos ilustrados e frases questionando o estigma da menstruação”, afirma Fernanda Hermanny, Diretora de Marketing de Cuidado Adulto e Feminino da Kimberly-Clark Brasil.

EXPOSIÇÃO DIGITAL

A campanha é uma evolução do que a marca vem falando nos últimos anos e visa questionar o estigma da menstruação para que as mulheres possam progredir e alcançar seus objetivos. Mulheres e homens que participaram da campanha, dentre esses influenciadoras e celebridades, como a cantora Karol Conká, as atrizes Klara Castanho e Sophia Abrahão, as influenciadoras digitais Gabi Lopes, Gabi Sales (Rica de Marré) e Letticia Munniz, são alguns dos rostos que também se engajaram na ação e trouxeram suas respostas ao estigma da menstruação.

“Ao questionar um estigma, é possível apoiar o progresso de todas as mulheres, menstruadas ou não. Acreditamos na importância desse diálogo com todos”, afirma Fernanda.

O movimento #ChegadeEstigma foi criado pela K-C Connect – time composto pelas agências Ogilvy e VML – e PROS, com PR.

Novas ações das agências estão previstas para meados de junho.

COMPROMISSO SOCIAL

O compromisso da Kimberly-Clark com a higiene menstrual nasceu a partir de percepções de mulheres que atuavam como enfermeiras durante a 1ª Guerra Mundial, as quais suturavam compressas higiênicas feitas com as bandagens de CelluCotton da Kimberly-Clark para que pudessem permanecer na linha de frente durante sua menstruação. Quando a marca Kotex (Intimus fora do Brasil) começou a ser comercializada em 1920, o estigma associado à menstruação exigia que fosse vendida em uma caixa simples, sem marca, atrás de um balcão de farmácia.

Um século depois, a empresa e a marca Intimus seguem focadas em questionar o estigma da menstruação, impactando positivamente na vida de meninas e mulheres nas áreas de educação e saúde e bem-estar geral.

“Há muitos anos, a menstruação vem mantendo mulheres e meninas longe de oportunidades,” afirma o dr. Tessie San Martin, presidente e CEO da Plan International USA, organização global, parceira da Kimberly-Clark, que trabalha para promover os direitos da criança e a igualdade para as meninas. “Kotex e Plan vêm atuando em parceria para extirpar o estigma associado ao período menstrual, enquanto fornecem acesso à educação para ajudar meninas e mulheres em comunidades marginalizadas a enfrentar os dias da menstruação e melhorar a higiene. Estou extremamente empolgado por estarmos ampliando esse trabalho. Já avançamos bastante nesse terreno, mas ainda há muito a ser feito.”

FICHA TÉCNICA

Agência: PROS

Cliente: Intimus

Peças: Vídeo animação de 60s / Edição 30s e 15s

Roteiro: Vinícius Asevedo

Direção de arte/3D: Fernando Malta

Animação/Edição: Amanda Sodre

Direção de Criação: Katia Santos

Locução: Box Image

Trilha: MediaMonks

Produtor: Alexandre Quaglio e André Patrício

Atendimento: Lucilene Claudino, Liliane Cavalcante, Sarah Queops, Daniela Gaia e Gabriela Lemos

Agência: VML

Atendimento: Camila Porto, Mayara Couto

Conteúdo/ Social: Evelyn Oliveira e Alyne Passos

Mídia: Michele Reis e Vinicius Zeller

Aprovação cliente: Fernanda Hermanny, Fernanda Dayan e Marina Reis