Hyundai patrocina iniciativa que oferece oficinas tecnológicas para alunos de escolas da rede pública de ensino em Piracicaba

 

  • Projeto “Multiplique o Bem” criará laboratório maker em três escolas da cidade

 

 

A Hyundai Motor Brasil anunciou, em evento realizado hoje, o patrocínio à etapa realizada em Piracicaba (SP) do projeto social “Multiplique o Bem”, criado pela EGP em parceria com o Ministério da Cultura. A iniciativa na cidade onde a montadora mantém sua fábrica no Brasil prevê que alunos, entre 10 e 17 anos, de três escolas locais – Escola Municipal Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira e as Escolas Estaduais Jethro Vaz de Toledo e Monsenhor Jerônymo Gallo, participem de oficinas de economia criativa que visam não somente o desenvolvimento de habilidades inovadoras, mas também emocionais – as soft skills.

 

O projeto “Multiplique o Bem”, que chega em terras piracicabanas com o apoio da Hyundai, possui 7 anos de atuação, mais de 3 mil estudantes contemplados e tem como objetivo despertar nesses jovens o interesse em desenvolver projetos inovadores voltados para design, games, animação e robótica, entre outros segmentos promovidos pela economia criativa.

 

Nas escolas serão oferecidas oficinas de criação de games, de apps e sites, de programação, de robótica e de design thinking, para que os alunos tenham acesso a essas novas tendências de mercado, visando sua capacitação e qualificação para o mercado de trabalho.

 

Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil, reforça a importância de grandes companhias apoiarem projetos como esse: “A educação é uma ferramenta transformadora e a Hyundai acredita que só através dela uma sociedade avança em todos os outros setores. Nos orgulhamos de, nestes pouco mais de dez anos em Piracicaba, conseguirmos impactar positivamente a comunidade de diferentes formas, sendo esta iniciativa com as escolas locais mais um projeto do qual muito nos honra fazer parte. Esperamos que os estudantes explorem ao máximo os equipamentos e que ações como esta se multipliquem em cada vez mais lugares”.

 

“O projeto usa a metodologia maker para desenvolver as habilidades emocionais que ajudam os jovens a se tornarem agentes de transformação, seja no ambiente familiar, escolar, comunitário e, futuramente, no profissional. Além da parte técnica, as oficinas também irão estimular o pensamento crítico, colaboração, comunicação efetiva e habilidades empreendedoras, competências essenciais para que esses jovens sejam capazes de liderar projetos de impacto social e contribuir ativamente para o desenvolvimento de suas comunidades”, destacou Francisco Kronemberger, diretor do projeto.

 

A iniciação à tecnologia entregue nas aulas oferece diversos benefícios, como: o encorajamento do trabalho em equipe, o incentivo à aprendizagem para fora da sala de aula, o estímulo aos estudantes para desenvolverem e partilharem o conhecimento por meio de ferramentas digitais, além do trabalho com estratégia de observação de campo, grupos focais, entrevistas, entre outros. Por meio de atividades práticas, os jovens irão explorar o potencial transformador da tecnologia, compreendendo como ela pode ser aplicada para solucionar desafios reais e impulsionar mudanças positivas.

 

Com foco no desenvolvimento cultural, as oficinas irão apresentar aos alunos os setores profissionais relacionados à economia criativa com o objetivo de despertar neles essa nova possibilidade de atuação em uma área que vem conquistando cada vez mais espaço.

 

O processo de aprendizagem seguirá um tema definido em conjunto com os estudantes, com base em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Paralelamente à pesquisa de um problema, será construído um protótipo que atenda a alguma necessidade do projeto de solução desenhado em aula, que pode ser um robô (mecanismo automatizado), um aplicativo, um game, uma animação, ou até mesmo todas essas possibilidades. Todo o ensino será desenvolvido em torno da busca da solução para esse problema.

 

O projeto Multiplique o Bem reforça o uso da tecnologia para o impulsionamento do desenvolvimento social e econômico. Durante as oficinas, os jovens serão estimulados a abraçarem seu potencial como criadores, inovadores e solucionadores de problemas, capacitando essa nova geração com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do futuro e os preparando para os avanços tecnológicos e as demandas da economia atual.