Com forte presença em TV, digital, mídia de rua e cocriação de conteúdo com influenciadores nas redes sociais, banco apresenta as vantagens de utilizar o consórcio e oferece ainda desconto de 20% na taxa de administração para tornar os valores das parcelas ainda mais acessíveis
O Itaú Unibanco acaba de lançar uma campanha publicitária sobre consórcios, em seu primeiro grande movimento de mídia focado nesse produto. No ar até 20 de agosto, a ação conta com filme em TV aberta, peças nas mídias digitais e de rua, além de parceria com influenciadores e a presença do ator e humorista Paulo Vieira em conteúdo nas redes sociais. A criação do conceito da campanha, que traz como mote “Quem faz as contas, faz um Consórcio Itaú”, é da agência DPZ&T. O objetivo é ampliar o conhecimento do público sobre os benefícios do consórcio para a aquisição de bens como carros, imóveis, motos e até caminhões.
Em complemento à campanha de mídia, o banco oferecerá uma condição especial para a contratação do produto. Até o final de agosto, clientes que negociarem qualquer modalidade de consórcio garantirão desconto de 20% na taxa de administração. Com isso, será possível, por exemplo, adquirir um carro com parcelas a partir de R$ 199,70 ao mês (ante R$ 250 fora da oferta). Clientes do Itaú podem fazer a contratação de forma simples e totalmente digital, diretamente pelo app do banco.
Para que o consórcio não fique de fora das opções das pessoas quando elas pensam em soluções financeiras – algo que muitas vezes ocorre por desconhecimento sobre o funcionamento do produto ou até mesmo sobre sua existência –, o banco quer convidar e abrir um diálogo mais próximo com seus clientes sobre o produto, que conta com parcelas menores, sem entrada, sem juros, sem comprovação de renda na aquisição e com a possibilidade de uso do FGTS.
“Os consórcios ainda são, em sua maioria, apenas a terceira opção na hora de comprar um imóvel ou veículo. Portanto, decidimos fortalecer nossas comunicações relacionadas a seus benefícios e sobre como ele pode ser indicado para clientes que desejam se programar para realizar o pagamento de forma suave, planejada e reduzindo a propensão a endividamento. Nosso principal objetivo é dar mais clareza ao público para que ele passe a considerar essa modalidade sempre que pensar em adquirir um bem, além de priorizar o Itaú no momento de tomada de decisão”, afirma Guilhermo Bressane, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.
A iniciativa acontece em um momento que o mercado de consórcios tem se mostrado aquecido e chamado mais a atenção do público, sobretudo após as recentes altas na Selic. Em maio, o Sistema de Consórcios superou a marca de 8 milhões de consorciados em todo o Brasil pela primeira vez em mais de 60 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Consórcios (Abac). “Estamos atentos para esse mercado e sabemos de sua relevância dentro do setor financeiro. Entendemos que este é o momento para potencializar ainda mais o seu crescimento ao evidenciarmos as vantagens agregadas pelo produto”, complementa Guilhermo.
A campanha assinada pela DPZ&T elenca os benefícios da modalidade sem mencioná-la de início, fazendo uma alusão de que o nome “consórcio” seria um obstáculo a ser quebrado. Os dois filmes da ação feitos para a TV focam em situações cotidianas em que um som sempre encobre a palavra “consórcio” de um jeito divertido. A campanha segue com peças de OOH e desdobramentos no ambiente digital para as 4 categorias do Consórcio Itaú: carro, casa, moto e caminhão.
A presença nas mídias digitais reforçará o alcance das mensagens. Para isso, o banco conta com a parceria da MediaMonks que desenvolveu uma campanha digital utilizando, de forma bem-humorada, formatos que são nativos digitais para a construção de uma narrativa que traduz e promove as informações de produto para este ambiente. Entre os influenciadores que participam da ação, está o ator e humorista Paulo Vieira, estrelando a campanha e que, em seus posts, também brincará com a ocultação da palavra consórcio em diversas situações.
“Para conseguirmos desmistificar o assunto com todas as pessoas, queremos falar com elas de igual para igual. Nesse contexto, a cocriação de conteúdos com influenciadores em diversas plataformas é uma forma de trabalharmos nessa aproximação do produto com o público”, finaliza Guilhermo.
Abaixo, estão os dois filmes que serão veiculados em TV aberta e fechada, além de um dos vídeos com participação do ator Paulo Vieira.
Filme 1 – https://youtu.be/uHs07VVDQDU
Filme 2 – https://youtu.be/fFuOPx1VzOI
Vídeo Paulo Vieira – https://youtu.be/t00lch2Kp7Q
FICHA TÉCNICA – DPZ&T
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Consórcio Itaú
Campanha: Consórcio Itaú
Data da Produção: Julho 2021
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Laura Esteves
Direção de Criação: Silvio Amorim
Supervisão de Criação Digital: Rodrigo Porto
Criação: Silvio Amorim, Raphael Lucone, Tiago Zanatta, Sidney Braz, Laura Esteves, Rodrigo Porto, Marcelo Rios, Emilio Amora.
Atendimento: Ana Coutinho, Felipe Oliveira, Marcela Santos, Nathalia Marchi e Gabriela Oyas.
Planejamento:Fernando Diniz, Márcio Rodrigues, Mariana Sena, Marcela Leal e João Cordeiro.
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Henrique Arakaki, Thais Koenig e Jonathas Leonardo.
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Rodolfo Oliveira e Gabriel dos Santos.
RTVC: Ducha Lopes, Fabio Truci, Vanessa Nascimento, Fernanda Assato, Ana Ananias e Beatriz Thaina Souza.
Aprovação do Cliente: Guilhermo Bressane, Eduardo Tracanella, Natalia Barreira, Bianca Simões.
Produtora: Boiler Filmes
Direção: Dulcidio Caldeira
Produtor executivo: Marcella Féo
Atendimento: Carol Pivato | Babi Kosloff
Coordenação de produção: Marcella Féo | Rafaela Muniz | Glaucia Boaventura | Juliana Salviano
Assistente de direção: Bruno Roberti
Diretor de fotografia: Nixon Freire
Diretor de produção: Guilherme Valiengo
Montagem: Ricardo Quinta
Coordenador de pós: Fezão Barbieri
Finalizador: Rafael Barão
Pós produção: Derbi VFX
Color granding: Acauan Pastore
Produtora de Som: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Thiago Colli
Atendimento: Fernanda Costa, Carol Araújo e Renata Schincariol
Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty e Helton Oliveira.
Finalização: Carla Cornea, Pedro Macedo, Ian Sierra e Renan Marques.
Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Larissa Costa, Dudu Missono e Giu Tavares
Assistente de produção: Renan Marques
Locutor: Fernando Aragaki
FICHA TÉCNICA – MediaMonks
Título: ItaúConsórcios
Diretor Geral: CaioDelManto
Diretora Executiva de Criação: LucianaHaguiara
Diretor de Criação: PauloYanaguizawa
Criação: Michel Martins, Mayara Ribeiro, Matias Marcossi, Guto Campello
Atendimento: Marina Porto, Juliana Pastori, Leonardo Fernandes
Planejamento: Daniel Kolb, Thiago Nascimento
Social: Douglas Campos, Thiago Queiroz, Henrique Gil
Data: Cezar Gomez
Aprovação do cliente:
Produtora: Geral Filmes
Direção: Pedro Knoll
Assistente de Direção: Pedro Sokol
Produção Executiva: Bruno Gottardi
Produtor: Renato Angello
Direção de Fotografia: Pedro Knoll
Direção de Arte: Daniela Cortez
Figurino: Karina Kohatsu
Atendimento: Bruno Gottardi
Montagem: Pedro Knoll
Pós Produção / Finalização: Geral Filmes
Correção de cor: Gigio Pelosi
Produtora de Áudio: Carbono Sound Lab
Produtor Musical / Trilha: Zé Godoy
Desenho de Som: Ricardo Wey
Coordenação: Ligia Barros
Atendimento: Gabi Takan