Informações são do Brand Footprint, elaborado pela Kantar Worldpanel

A quinta edição do Brand Footprint, ranking da Kantar Worldpanel que lista as marcas de bens de consumo não-duráveis mais adquiridas pelos brasileiros no ano anterior, aponta que Coca-Cola, Ypê, Tang, Colgate e Sadia ficaram no topo do quadro geral – Italac, Qualy, Omo, Itambé e Soya completam o top 10. Em comparação com o ano passado, as cinco primeiras seguiram nas mesmas posições, assim como Qualy e Itambé, enquanto Italac subiu duas casas, Omo perdeu duas e Soya subiu quatro.

No cenário no qual apenas as bebidas são analisadas, Coca-Cola, Tang, Guaraná Antarctica, Fanta, Maratá, Schin, Italac, Skol, Tirol e Fresh surgem como as dez mais eleitas, com as seis primeiras mantendo os lugares desde 2015 – Skol e Fresh perderam uma colocação, já Tirol teve elevação de seis. A lista que relaciona apenas os alimentos revela que Sadia, Qualy, Soya, Vitarella, Nescau, Itambé, Maggi, Seara, Sazón e Nestlé foram as mais compradas pelos consumidores em 2016. Aqui, Sadia, Qualy, Sazón e Nestlé permaneceram no mesmo patamar anterior, já Vitarella e Nescau caíram uma posição cada. Maggi perdeu duas, Soya e Seara, respectivamente, galgaram três e quatro postos acima.

Na hora de eleger os produtos para fazer a limpeza de casa, os brasileiros deram preferência às seguintes marcas: Ypê, Omo, Bombril, Brilhante, Tixan, Limpol, Minuano, Assolan, Veja e Ala. A cesta registrou movimentação considerável em relação à lista de 2015. Enquanto as três primeiras mantiveram a antiga posição, Brilhante, Tixan e Assolan subiram, respectivamente, três, um e quatro lugares, enquanto Limpol e Minuano e Veja e Ala registraram queda, na devida ordem, de duas e uma colocação.

Fechando a atual edição do Brand Footprint, as marcas de higiene e beleza que mais apareceram na casa dos consumidores no ano passado foram Colgate, Sorriso, Palmolive, Rexona, Sunsilk/Sedal/Seda, Natura, Dove, Intimus, Lux e Gillette – as três primeira permaneceram na mesma posição do levantamento anterior. Apresentaram elevação de posto Rexona (mais um), Sunsilk/Sedal/Seda (mais três) e Intimus (mais dois), enquanto Natura, Dove, Luz e Gillette, perderam, respectivamente, duas, uma, duas e uma posições.

“Muitas das marcas que tiveram bom desempenho frente a 2015 apresentam uma boa relação custo x benefício ao consumidor. Entre elas, podemos destacar Nivea, que foi impulsionada pela categoria de sabonetes. Para o consumidor está clara a entrega do benefício de hidratação por um preço bastante acessível. Por outro lado, com o bolso apertado, caso o lar não perceba claramente o valor do produto, acaba optando por marcas de baixo preço. É o caso dos óleos de cozinha. Enquanto os especiais, como milho e canola, por exemplo, recuam, o destaque fica para a marca Soya, líder do segmento mais popular do mercado, o óleo de soja”, analisa Patrícia Beber, Country Manager Brasil na Kantar Worldpanel.

“Aquelas que inovaram também foram destaque, como Tang. A marca não deixou de investir em inovação durante a crise econômica e lançou versões vitaminadas, seguindo a tendência de saudabilidade e cuidado com a família/filhos, com baixo desembolso”, completa a executiva.