Novo estudo da empresa apresenta práticas recomendadas para marcas que querem fugir da pasta de spam e alcançar a caixa de entrada dos clientes
Em 2016, 21% de todos os e-mails legítimos foram desviados para as pastas de spam em vez de atingir o público-alvo das marcas. No entanto, uma análise das mensagens dos remetentes com as melhores métricas apontou que apenas 2% dos e-mails deles não conseguiram acessar a caixa de entrada dos clientes. O que será que fez com que essas marcas registrassem esse baixo índice?
Em recente relatório da Return Path, intitulado “De e-mail a gente entende – Os segredos dos melhores remetentes” (link: https://returnpath.com/pt-br/downloads/secrets-best-class-email-senders/), é possível identificar os pontos que fazem com que alguns remetentes se destaquem em relação ao restante da lista no quesito entregabilidade. Entre outros pontos, o estudo revela que os melhores remetentes de e-mail:
1. Sabem a importância de chegar à caixa de entrada – Se o e-mail não chegar à caixa de entrada, perde-se a oportunidade de conexão com os clientes e, consequentemente, de concretizar a venda de um produto ou serviço. Os melhores remetentes entendem essa dinâmica e, por essa razão, tomam as medidas necessárias para garantir que suas mensagens alcancem o destino certo.
2. Possuem uma identidade de envio estabelecida – Se você quer as mensagens de sua marca longe da pasta de spam, mantenha uma identidade de envio estabelecida, uma reputação positiva e uma base de assinantes engajada. A identidade de envio consistente ajuda os provedores de caixa de correio a identificar a origem da mensagem.
3. Têm uma forte reputação de envio – A reputação funciona como um certificado de legitimidade do remetente. Dessa forma, a “arma secreta” dos remetentes de destaque é a whitelist, que concede às marcas benefícios especiais, como filtragem menos rigorosa. Um dos caminhos para ingressas nessa lista é por meio de certificações como a da Return Path, com a qual os clientes experimentam uma média de 5% maior de entrega em caixa de entrada em comparação a remetentes não certificados.
4. Têm assinantes engajados – O engajamento dos assinantes, por sua vez, torna-se cada vez mais importante, pois serve como um indicador para que os provedores de caixas de correio determinem se o e-mail é bem-vindo. A perfeita combinação identidade de envio, reputação e engajamento ajudam a garantir o posicionamento da mensagem na caixa de entrada.
O relatório “De e-mail a gente entende – Os segredos dos melhores remetentes” oferece ainda orientações para que os profissionais de marketing utilizem seus programas de e-mail de uma maneira mais eficiente:
Meta | Como alcançá-la? |
Reforçar a identidade de envio | · Altere o seu endereço de IP somente em último caso;
· Cuide da reputação do IP; · Mantenha o volume de envio consistente; e · Autentique seu e-mail |
Aumentar a reputação de remetente | · Monitore sua reputação;
· Mantenha sua base de dados limpa; · Inscreva-se em feedback loops; · Identifique de onde vêm as reclamações; · Verifique as blacklists |
Aumentar o engajamento dos assinantes | · Segmente suas listas;
· Teste todos os aspectos do seu programa; · Avalie seu histórico de métricas |
A versão completa do relatório “De e-mail nós entendemos – Os segredos dos melhores remetentes” (link: https://returnpath.com/pt-br/downloads/secrets-best-class-email-senders/) da Return Path está disponível para download gratuito no site da empresa.
Sobre a Return Path
Provedora global de soluções de dados, a Return Path analisa a maior quantidade de dados de e-mails do mundo para mostrar aos profissionais de marketing como conectar a marca que eles representam ao público de interesse e fortalecer o engajamento com seus consumidores e clientes, além de proteger suas marcas contra fraudes. As soluções da Return Path auxiliam os provedores a construir a confiança no e-mail, garantindo a chegada das mensagens à caixa de entrada dos assinantes e bloqueando spam, e-mails abusivos e fraudulentos. Os consumidores, por sua vez, usam a tecnologia da Return Path para gerenciar suas caixas de entrada, utilizando o e-mail de uma forma mais eficiente. Saiba mais sobre a Return Path em br.returnpath.com