Chevrolet e banda Melim lançam clipe inédito em Libras no Dia Nacional dos Surdos

Parceria inclui criação da WMcCann, participação da plataforma Hand Talk, e oferece ao público uma experiência nova e inclusiva de se ouvir música

Perceber a música por suas vibrações sonoras e sentir o ritmo das canções com as mãos. Parece diferente, mas é dessa maneira que cerca de 5% da população brasileira, composta por pessoas surdas segundo o IBGE, podem ouvir uma canção ou hit do momento. Foi pensando em encontrar novos caminhos para um mundo mais inclusivo, especialmente na comunicação musical para a comunidade surda, que a Chevrolet lançou no dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, a plataforma “Ouça com as mãos”.

 

A iniciativa irá transportar pessoas que não possuem deficiência auditiva para o universo dos surdos, trazendo uma experiência única e inclusiva: o lançamento de um clipe inédito em duas versões, tradicional e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em parceria com a banda Melim e com Hand Talk, plataforma de tradução simultânea Libras, o site entra no ar com o lançamento do clipe de Quem Me Viu, música do álbum Eu Feat. Você lançada em 2020 pelos irmãos Gabriela, Rodrigo e Diogo Melim. 

 

“A gente ficou superfeliz de receber o convite da Chevrolet pra participar de algo tão legal e importante. A ideia foi gravarmos um novo clipe para uma de nossas músicas direcionada pra comunidade surda. Teremos uma versão em libras e outra com algumas pessoas da comunidade participando também. Escolhemos a “Quem Me Viu” por ser uma música reflexiva, otimista e inspiradora. O resultado ficou incrível e emocionante, esperamos que todos curtam e que isso ajude a dar voz pra tantas pessoas que precisam, inclusão é um tema super necessário que precisa ser abraçado por todos nós”, disseram Gabriela, Rodrigo e Diogo Melim.

 

Ao acessar o “Ouça com as mãos”, os usuários encontram as duas maneiras de curtirem o clipe. Em um primeiro momento, a música inicia apenas na sua versão em Libras. Caso o público queira curtir a versão cantada, será necessário fazer como os surdos: usar as mãos. Com o movimento, o internauta consegue ouvir a música na sua forma tradicional. “Temos o compromisso de ser uma marca mais inclusiva e caminhamos para isso. O Ouça com as mãos é uma maneira sensível que encontramos de trazer a experiência da comunidade surda ao público no geral. Mais uma vez, é a tecnologia, a música e a inclusão acelerando na mesma direção”, afirma Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing General Motors América do Sul.

 

Criada pela Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, e com estratégia de mídia digital da Isobar – agência Dentsu Company, a iniciativa ainda conta com desdobramento nas redes sociais com uso da #ouçacomasmãos. A marca também prepara conteúdos para TikTok, que irão convidar influenciadores surdos e intérpretes de libras para curtir a música, gerando uma corrente de vídeos inclusa e do bem. Além disso, o Instagram Reels também será palco deste desafio, assim como será possível ver o clipe da banda em algumas salas de cinema pelo país, formando uma corrente que irá impactar os diferentes públicos da campanha.

 

O lançamento de “Ouça com as mãos” se une a outras iniciativas da Chevrolet com foco em inclusão. Recentemente, o site da Chevrolet lançou uma nova funcionalidade, tornando todo seu conteúdo acessível para pessoas surdas com uso do Hand Talk Plugin e da tradutora virtual Maya, que traduz automaticamente conteúdos escritos para Libras.

 

Link da plataforma: https://www.chevrolet.com.br/ouca-com-as-maos

Clipe em Libras: https://youtu.be/Vo6GCehEzHo

Clipe Melim: https://youtu.be/ZPYqyCU-v6g

 

Ficha Técnica:

 

Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet Brasil

Produto: Institucional
Nome da campanha: Ouça com as mãos

Time do Cliente: Hermann Mahnke, Federico Wassermann, Paula Saiani e Felipe Silva

CEO: André França

CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá 

Direção de criação: Fernando Penteado e Eric Sulzer

Criação: Natalia Soares e Felipe Araújo

CSO: Renata Bokel

Planejamento: Eduardo Cabral, Tatiana Weiss e Pedro Hypolito

Diretor de negócios: Danilo Ken

Atendimento: Joana Campanelli, Maria Eduarda Richers e Nicole Iasbech

VP de Mídia: Fabio Urbanas

Mídia: Isobar – Estratégia Digital de Campanha

CEO: Ana Leão

CSO: Aloísio Pinto

Planejamento: Felipe Volpintesta

Tecnologia e inovação: Eric Scapim

Negócios: Fernanda Marin, Ana Paula Thurler, Carmen Scórcio

Projetos: Daniel Oliveira e Natalia Viana

Mídia: Camila Moraes, Juliana Ribeiro, Amandha Cardoso, Amanda Vieira

BI: Vitor Moura, Pietro Acauã

BR Media

Comercial: Paulo Fabricio e Manuela Serra

Atendimento: Júlia Aguiar, Thaynara Pio e Andressa Munhoz

Produção: Leandro Valente

Planejamento: Jordana Fonseca e Victória Gomes

Time do Cliente mídia: Hermann Mahnke, Bruno Campos, Francisco Batajelo, Francine Santos

BI: Deny Watanabe, Felipe Borges, Thiago Tiuzzi, Fábio Oliveira

Tecnologia e Inovação: José Grossi
Parceiros de tecnologia:

UX/UI e Desenvolvimento: XR Studio

Suporte Técnico: MRM Buenos Aires e MRM São Paulo

Suporte Técnico GM: Adam Kellepourey e Cristofer Mello 

Conteúdo: Patricia Colombo, Cirilo Dias, Larissa Araujo e Kimberly Dailher

Diretora de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Andrea Metzker e Nathan Marino

Produtora do filme: Underdogs

Produtor Executivo: Henrique Campos

Coordenação de produção: Marlette Cella, Andrea Gallucci e Heloiza Rodrigues

Coordenação de Pós: Lara Assumpção

Agência de Produção: Craft Worldwide

Diretora Executiva: Letícia Costa

Produtor Executivo: Shunji Ikuta Filho

Gerente de Pós-Produção: Maurício Martim

Diretor: Shunji Ikuta Filho

Diretor de Pós : André Nagae

3D/FX: Rafael Ranulfo

Coordenador de Pós: Márcio Faurer

Assistente de Criação: Herbert Junior

Montador: Gabriela Dias

Diretor de Fotografia: Lucas Carneiro

Ator: Gabriel Isaac

Agente: Filipe Kino

Intérprete: Ariel Xavier

Curadoria Artística: Cara de Conteúdo

“Quem me viu” – Artistas: Diogo Melim, Gabriela Melim, Rodrigo Melim

(escrita por: Diogo Melim, Gabriela Melim, Juliano Moreira e Rodrigo Melim)

Produzida por: Us3, Malibu

Gravadora: Universal Music

Projetos: Deborah Peixoto

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

HandTalk
Gerente de Marketing – Priscila Fenner 

Analista de Conteúdo – Rosi Bertaglia

Enterprise Executive – Patricia Senise

MRM/BR

CEO: Fábio Souza

COO: Isabel Coletta

Diretor de Tecnologia: Renato Peixoto

Diretor de Planejamento: Anderson Espanha

Diretor de Criação: Guilherme Medici

Diretora de negócios: Paula Peres

Atendimento: Paula Sotto Maior

MRM/AR

Business manager: Nohemi Ramirez

Program manager: Sofia Scardaccione