Chevrolet e banda Melim lançam clipe inédito em Libras no Dia Nacional dos Surdos
Parceria inclui criação da WMcCann, participação da plataforma Hand Talk, e oferece ao público uma experiência nova e inclusiva de se ouvir música
Perceber a música por suas vibrações sonoras e sentir o ritmo das canções com as mãos. Parece diferente, mas é dessa maneira que cerca de 5% da população brasileira, composta por pessoas surdas segundo o IBGE, podem ouvir uma canção ou hit do momento. Foi pensando em encontrar novos caminhos para um mundo mais inclusivo, especialmente na comunicação musical para a comunidade surda, que a Chevrolet lançou no dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, a plataforma “Ouça com as mãos”.
A iniciativa irá transportar pessoas que não possuem deficiência auditiva para o universo dos surdos, trazendo uma experiência única e inclusiva: o lançamento de um clipe inédito em duas versões, tradicional e em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em parceria com a banda Melim e com Hand Talk, plataforma de tradução simultânea Libras, o site entra no ar com o lançamento do clipe de Quem Me Viu, música do álbum Eu Feat. Você lançada em 2020 pelos irmãos Gabriela, Rodrigo e Diogo Melim.
“A gente ficou superfeliz de receber o convite da Chevrolet pra participar de algo tão legal e importante. A ideia foi gravarmos um novo clipe para uma de nossas músicas direcionada pra comunidade surda. Teremos uma versão em libras e outra com algumas pessoas da comunidade participando também. Escolhemos a “Quem Me Viu” por ser uma música reflexiva, otimista e inspiradora. O resultado ficou incrível e emocionante, esperamos que todos curtam e que isso ajude a dar voz pra tantas pessoas que precisam, inclusão é um tema super necessário que precisa ser abraçado por todos nós”, disseram Gabriela, Rodrigo e Diogo Melim.
Ao acessar o “Ouça com as mãos”, os usuários encontram as duas maneiras de curtirem o clipe. Em um primeiro momento, a música inicia apenas na sua versão em Libras. Caso o público queira curtir a versão cantada, será necessário fazer como os surdos: usar as mãos. Com o movimento, o internauta consegue ouvir a música na sua forma tradicional. “Temos o compromisso de ser uma marca mais inclusiva e caminhamos para isso. O Ouça com as mãos é uma maneira sensível que encontramos de trazer a experiência da comunidade surda ao público no geral. Mais uma vez, é a tecnologia, a música e a inclusão acelerando na mesma direção”, afirma Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing General Motors América do Sul.
Criada pela Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, e com estratégia de mídia digital da Isobar – agência Dentsu Company, a iniciativa ainda conta com desdobramento nas redes sociais com uso da #ouçacomasmãos. A marca também prepara conteúdos para TikTok, que irão convidar influenciadores surdos e intérpretes de libras para curtir a música, gerando uma corrente de vídeos inclusa e do bem. Além disso, o Instagram Reels também será palco deste desafio, assim como será possível ver o clipe da banda em algumas salas de cinema pelo país, formando uma corrente que irá impactar os diferentes públicos da campanha.
O lançamento de “Ouça com as mãos” se une a outras iniciativas da Chevrolet com foco em inclusão. Recentemente, o site da Chevrolet lançou uma nova funcionalidade, tornando todo seu conteúdo acessível para pessoas surdas com uso do Hand Talk Plugin e da tradutora virtual Maya, que traduz automaticamente conteúdos escritos para Libras.
Link da plataforma: https://www.chevrolet.com.br/ouca-com-as-maos
Clipe em Libras: https://youtu.be/Vo6GCehEzHo
Clipe Melim: https://youtu.be/ZPYqyCU-v6g
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Chevrolet Brasil
Produto: Institucional
Nome da campanha: Ouça com as mãos
Time do Cliente: Hermann Mahnke, Federico Wassermann, Paula Saiani e Felipe Silva
CEO: André França
CCO: Hugo Rodrigues e Mariana Sá
Direção de criação: Fernando Penteado e Eric Sulzer
Criação: Natalia Soares e Felipe Araújo
CSO: Renata Bokel
Planejamento: Eduardo Cabral, Tatiana Weiss e Pedro Hypolito
Diretor de negócios: Danilo Ken
Atendimento: Joana Campanelli, Maria Eduarda Richers e Nicole Iasbech
VP de Mídia: Fabio Urbanas
Mídia: Isobar – Estratégia Digital de Campanha
CEO: Ana Leão
CSO: Aloísio Pinto
Planejamento: Felipe Volpintesta
Tecnologia e inovação: Eric Scapim
Negócios: Fernanda Marin, Ana Paula Thurler, Carmen Scórcio
Projetos: Daniel Oliveira e Natalia Viana
Mídia: Camila Moraes, Juliana Ribeiro, Amandha Cardoso, Amanda Vieira
BI: Vitor Moura, Pietro Acauã
BR Media
Comercial: Paulo Fabricio e Manuela Serra
Atendimento: Júlia Aguiar, Thaynara Pio e Andressa Munhoz
Produção: Leandro Valente
Planejamento: Jordana Fonseca e Victória Gomes
Time do Cliente mídia: Hermann Mahnke, Bruno Campos, Francisco Batajelo, Francine Santos
BI: Deny Watanabe, Felipe Borges, Thiago Tiuzzi, Fábio Oliveira
Tecnologia e Inovação: José Grossi
Parceiros de tecnologia:
UX/UI e Desenvolvimento: XR Studio
Suporte Técnico: MRM Buenos Aires e MRM São Paulo
Suporte Técnico GM: Adam Kellepourey e Cristofer Mello
Conteúdo: Patricia Colombo, Cirilo Dias, Larissa Araujo e Kimberly Dailher
Diretora de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Andrea Metzker e Nathan Marino
Produtora do filme: Underdogs
Produtor Executivo: Henrique Campos
Coordenação de produção: Marlette Cella, Andrea Gallucci e Heloiza Rodrigues
Coordenação de Pós: Lara Assumpção
Agência de Produção: Craft Worldwide
Diretora Executiva: Letícia Costa
Produtor Executivo: Shunji Ikuta Filho
Gerente de Pós-Produção: Maurício Martim
Diretor: Shunji Ikuta Filho
Diretor de Pós : André Nagae
3D/FX: Rafael Ranulfo
Coordenador de Pós: Márcio Faurer
Assistente de Criação: Herbert Junior
Montador: Gabriela Dias
Diretor de Fotografia: Lucas Carneiro
Ator: Gabriel Isaac
Agente: Filipe Kino
Intérprete: Ariel Xavier
Curadoria Artística: Cara de Conteúdo
“Quem me viu” – Artistas: Diogo Melim, Gabriela Melim, Rodrigo Melim
(escrita por: Diogo Melim, Gabriela Melim, Juliano Moreira e Rodrigo Melim)
Produzida por: Us3, Malibu
Gravadora: Universal Music
Projetos: Deborah Peixoto
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo
HandTalk
Gerente de Marketing – Priscila Fenner
Analista de Conteúdo – Rosi Bertaglia
Enterprise Executive – Patricia Senise
MRM/BR
CEO: Fábio Souza
COO: Isabel Coletta
Diretor de Tecnologia: Renato Peixoto
Diretor de Planejamento: Anderson Espanha
Diretor de Criação: Guilherme Medici
Diretora de negócios: Paula Peres
Atendimento: Paula Sotto Maior
MRM/AR
Business manager: Nohemi Ramirez
Program manager: Sofia Scardaccione