Com 9.961.347 veículos comercializados em 2016, grupo é responsável por um em nove carros vendidos no mundo

Aliança endossa sua liderança em emissão zero com vendas acumuladas de 424.797 veículos elétricos

Parceria de 18 anos vê impulso na inovação para o veículo do futuro

A Aliança Renault-Nissan apresentou crescimento significativo em 2016, com vendas globais de 9,96 milhões de veículos. A parceria com maior longevidade na indústria automobilística também reforçou sua liderança em veículos de zero emissão ao totalizar quase 425 mil veículos elétricos desde a introdução do Nissan LEAF, em 2010, seguido pelo Renault ZOE. Os números de vendas da Aliança incluem as vendas da Mitsubishi Motors, que somaram de 934.013 unidades globalmente. A Mitsubishi Motors entrou para a Aliança em outubro de 2016 com a aquisição de 34% da empresa por parte da Nissan.
“A combinação das fabricantes Renault, Nissan Motors e Mitsubishi Motors cria uma nova força na indústria automobilística global”, disse o presidente e CEO, Carlos Ghosn. “A força dessa parceria inovadora, que começou há 18 anos, permitiu melhorar nossa competitividade, impulsionar nosso crescimento e nos engajarmos na corrida para o veículo do futuro”.
As vendas das marcas que formam a Aliança representaram um em nove carros vendidos no mundo no ano passado. A marca Renault cresceu 13,3% com o total de 3.182.625 veículos em 2016, último ano do plano “Drive the Change”. Isso marcou o quarto ano consecutivo de crescimento de vendas, com um recorde de aumento de 374 mil unidades ano após ano.
As marcas Renault e Dacia tiveram um ano recorde em volumes de vendas enquanto os volumes da Renault Samsung Motors subiram 38,8%. A participação de mercado e os volumes de vendas aumentaram em todas as regiões, com a Renault tornando-se a segunda maior marca na Europa.
A Nissan Motor Co. Ltd. atingiu o recorde de 5.559.902 carros e caminhões em todo o mundo, aumento de 2,5%. Nos EUA e na China a empresa obteve crescimento de 5,4% e 8,4%, respectivamente, estabelecendo novos recordes em ambos os mercados. A marca de luxo Infiniti vendeu mais de 230 mil veículos em 2016, crescimento de 7% sobre 2015. Somente em dezembro, a Infiniti vendeu 27.200 veículos, 18% a mais em relação ao ano anterior.
A Mitsubishi Motors vendeu 934.013 carros em todo o mundo, 13% abaixo. As vendas cresceram nos Estados Unidos e na Austrália, que foram compensadas por menores vendas no Brasil, Rússia e Oriente Médio. As vendas do Japão também foram afetadas pela menor confiança dos consumidores após a questão do consumo de combustível.
Por meio da parceria com a Mitsubishi Motors, a Nissan espera atingir benefícios de sinergia no valor de 24 bilhões de ienes no ano fiscal de 2017, subindo para 60 bilhões de ienes no ano fiscal de 2018 e além. Os ganhos contribuirão para o aumento do lucro por ação, estimado em 4 ienes por ação no ano fiscal de 2017 e 10 ienes por ação no ano fiscal de 2018 – além de qualquer acréscimo de lucros relacionado à participação global da Nissan na Mitsubishi Motors.
A AVTOVAZ, que vende carros sob a marca LADA, vendeu 284.807 unidades. Juntos, a Aliança Renault-Nissan e AVTOVAZ venderam cerca de um em cada três carros na Rússia.
Liderança em veículos elétricos
A Aliança Renault-Nissan, com a Mitsubishi Motors, vendeu cumulativamente 424.797 veículos elétricos até 2016, tornando-se líder incontestável na mobilidade no segmento de zero emissões.
O Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico comercializado em massa, continua sendo o EV mais vendido do mundo, com mais de 250 mil* veículos vendidos desde seu lançamento em dezembro de 2010. Além da LEAF, a Nissan também vende o e-NV200, um veículo comercial vendido principalmente na Europa e no Japão desde 2014.
A Renault já vendeu mais de 112 mil veículos elétricos em todo o mundo desde 2011, incluindo a Renault ZOE, a Kangoo Z.E., a Fluence Z.E., a SM3 Z.E. e o Twizy. A Renault estava no topo do mercado europeu de EV no ano passado, com vendas aumentando 11% e atingindo 25.648 unidades (excluindo Twizy). Enquanto o ZOE liderou o ranking de EVs com 21.735 vendidos. A Renault Pro+ anunciou recentemente a adição de dois novos EVs comerciais à sua linha: o novo Kangoo Z.E. e a Master Z.E.
Em 2016, a Aliança Renault-Nissan, incluindo Mitsubishi Motors i-Miev, vendeu 94.265 EVs, mais de 8% a partir de 2015.
*Incluindo as vendas do Venucia E30 na China. Sem emissões de CO2 e sem poluentes, regulados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC.
Impulsionar a inovação para o veículo do futuro
Em 2016, a Aliança Renault-Nissan tomou várias medidas para avançar no desenvolvimento de veículos futuros que serão elétricos, autônomos e conectados.
A Aliança planeja lançar pelo menos 10 modelos com funcionalidade de unidade autônoma até 2020. Desenvolvimento e testes de conectividade e tecnologias de unidade autônoma estão em andamento com vários parceiros, incluindo a Microsoft e NASA.
“Nós fomos os primeiros a lançar um carro elétrico acessível em 2010. Outras grandes montadoras agora estão reconhecendo que EVs são a solução mais eficaz de zero emissão”, disse Carlos Ghosn. “Com a direção autônoma e carros e serviços conectados, estamos firmemente empenhados na corrida para o veículo do futuro.”
Os 10 principais mercados da Aliança

País 

Volume de Vendas

Participação de Mercado

EUA

1,660,690

9.47%

China

1,472,588

5.48%

França

738,344

30.52%

Japão

625,409

12.58%

Rússia*

494,073

34.64%

México

449,406

28.02%

Reino Unido

336,533

10.96%

Alemanha

319,739

8.89%

Itália

262,167

12.99%

Espanha

247,661

18.71%

*Incluindo AVTOVAZ
Os 10 principais mercados do Grupo Renault

País 

Volume de Vendas

Participação de Mercado

França

651,778

26.9%

Alemanha

198,609

5.5%

Itália

190,61

9.4%

Espanha

170,272

12.9%

Turquia

169,236

17.2%

Brasil

149,977

7.5%

Reino Unido

138,642

4.5%

Índia

132,235

4.0%

Rússia*

117,227

8.2%

Coréia do Sul

111,087

6.2%

*Vendas da AVTOVAZ na Rússia: 284.807
Top 10 Mercados da Nissan

País 

Volume de Vendas

Participação de Mercado

EUA

1,564,423

8.9%

China*

1,354,552

5.0%

Japão

534,392

10.8%

México

403,286

25.1%

Reino Unido

170,999

5.6%

Canadá

134,153

6.9%

Rússia

93,781

6.6%

França

81,454

3.4%

Alemanha

80,332

2.3%

Austrália

67,638

5.7%

*Inclui a marca Venucia 

Top 10 Mercados Mitsubishi Motors

País 

Volume de Vendas

Participação de Mercado

EUA

96,267

0.5%

Japão

85,716

1.7%

China

82,758

0.3%

Austrália

73,36

6.2%

Indonésia

67,397

6.3%

Filipinas

59,48

15.1%

Tailândia

55,409

7.2%

Alemanha

39,089

1.1%

Emirados Árabes Unidos

29,958

9.2%

Reino Unido

26,892

0.9%

 
# # #
Voltar ao Topo