Depois de um ano difícil como 2020, como se planejar daqui pra frente?

Ainda é importante fazer planos para 2021?

O ano de 2020 não permitiu que muitas metas pessoais e profissionais de muitas pessoas fossem realizadas por conta da pandemia do coronavírus, que distanciou algumas possibilidades. Mesmo assim, se planejar para 2021 ainda é importante para quem quer retomar ou repensar os objetivos.

De acordo com o Sebrae, o segredo para preparar o negócio para alavancar no próximo ano está justamente no planejamento estratégico. Isso passa por mapear os fatores externos que provavelmente vão impactar na empresa, como a inflação e as mudanças no comportamento do consumidor, e também os aspectos internos para organizar o que precisa mudar já a partir de janeiro, mesmo na rotina de pequenos empreendedores.

“Os planos servem como uma bússola. As pessoas que não se planejam tendem a se perder e não realizar muitos objetivos. Isso, a longo prazo, vai ser frustrante. Se o objetivo for planejado, a gente consegue tempo para encontrar novas alternativas de recalcular a rota e fazer acontecer”, explica Andreza Silva, especialista em carreira e processos empresariais.

E de que forma se planejar? De acordo com Andreza, “o método mais eficaz é o método que funciona pra você. Existem várias ferramentas e estratégias, mas você pode experimentar para perceber o que funciona pra você. Mas existem alguns pilares: o primeiro deles é organização. Não é possível planejar nada se você está vivendo em estado de caos, não sabe onde está suas coisas e não consegue otimizar o seu tempo. Depois, é necessário identificar qual é a sua intenção. Qual é o seu objetivo e quais metas eu preciso seguir para alcançá-lo? A partir disso, independente da ferramenta, já é possível se colocar em ação”, explica a profissional.