Herpes zoster: Campanha da GSK cria casa que transmite sensações relatadas pelos pacientes
Com o objetivo de conscientizar a população 50+ sobre a prevenção, ambientes misturam texturas, sons e imagens que remetem às sensações de quem enfrenta a doença
A GSK apresenta a Casa Zoster, uma instalação com uma série de ambientes inspirados nos relatos de dor dos pacientes que desenvolvem herpes zoster. Criada pela Publicis Brasil em parceria com a Publicis Health e Arc, o projeto itinerante está disponível desde 01 de novembro para visitação gratuita em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e a partir de 20 de novembro em Porto Alegre e Fortaleza.
O herpes zoster ou cobreiro é uma doença causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo que causa a catapora.1 Uma vez adquirido, esse vírus permanece adormecido no organismo durante toda a vida do indivíduo.1 A doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos com sistema imune enfraquecido1, por isso a nova campanha é direcionada para estes públicos.
Gunnar Riediger, Líder da Unidade de Negócios Vacinas & HIV da GSK, explica que a comunicação faz um chamado importante para a doença, que ainda é pouco discutida. “Para conscientizar a população sobre a doença e sua gravidade, criamos um espaço que demonstra de forma impactante as sensações que essas pessoas sentem, possibilitando também que a população saiba que a doença possui medicamentos voltados para o tratamento e também prevenção através da vacinação”, diz.
A Casa Zoster
Dani Ribeiro, Diretora-Executiva da Publicis Brasil, explica que o objetivo é transmitir o máximo das sensações relatadas pelos pacientes, sem precisar que o público sinta qualquer desconforto físico. “Queremos aumentar a conscientização sobre o herpes zoster, por isso as intervenções foram desenvolvidas para serem visualmente impactantes. No lugar dos móveis tradicionais, temos móveis com sensações visuais que remetem as dores que os pacientes com a doença sentem. Esses objetos serão atrelados aos relatos de pessoas reais que serão transmitidos nas telas, tornando a ação ainda mais intensa”, explica.
O projeto itinerante contará com três ambientes, sendo eles:
Sala de Lava: Desenvolvida com cores quentes, o ambiente traz a sensação de dor extrema em pacientes que sentem a pele queimando.
Banheiro de eletricidade: O ambiente traz itens que simulam descargas elétricas e mostram a sensação de choque causada pela doença.
Quarto das perfurações: Criado para relatar o que os pacientes sentem como cortes, perfurações e “estocadas”. O ambiente conta com objetos pontiagudos e cortantes.
Depois de transitar pelo espaço, o visitante receberá informações sobre a doença e suas formas de prevenção. Para visitar ou saber mais sobre a Casa Zoster, acesse:https://www.casadevacinasgsk.com.br/..
Ficha Técnica:
AGÊNCIA: Publicis Brasil
TÍTULO: Casa Zoster
CLIENTE: GSK
PRODUTO: Vacinas Adultos
APROVAÇÃO CLIENTE: Vitor Araújo, Lara Teixeira, Joana Jeveaux, Barbara Sathler, Ana Medina e Jessé Alves
Diretores-Executivos de Criação: Dani Ribeiro
Criação: Felipe Miskulin, José de Oliveira, Rafael Homor, Leonardo Azevedo, Carolina Marques, Vinicius Valeiro, Daniel França e Carolina Uliana
HEAD DE PRODUÇÃO: Renata Sayão
RTV: Luize Oliveira e Edivania Coimbra
VP de Negócios: Gabriela Borges
Negócios: Gabriela Zorzi, Sandra Karila e Mariana Almeida
VP de Mídia: Maurício Almeida
Mídia: Elisa Lustosa, Renata Castro, Sandrine Denardo
Head de Projetos: Maria Fernanda Laudisio
Projetos: Nadia Mathias
Agência: ARC WW Brasil
CCO: Marcelo Reis
Diretora de Criação: Tatiane Piovezam
Criação: Leco Rosso e Luciano Caboclo
Atendimento e Negócios: Marília Queiroz, Rodrigo Crisafulli
Planejamento: Guilherme Dias,
Produção: Fabiana Barreto e Amanda Pelcerman
Assessoria de Imprensa: Nathalie Ursini
Montadora (Cenografia): TURNON Cenografia