Score Digital da Visa Consulting & Analytics detecta aumento considerável de transações online nas lojas virtuais e aplicativos
Nova análise do Score Digital – modelo estatístico desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Visa Consulting & Analytics, revela que 57% da população brasileira portadora de cartão Visa já se enquadra no perfil do consumidor digital, aqueles que usam canais como app e lojas online em suas compras. Os estados com maior aumento relativo de consumidores digitais no último ano foram Bahia (27%) e Minas Gerais (10%).
O perfil dos compradores digitais foi dividido conforme seus hábitos de compras: Low Digital, os que possuem um consumo digital esporádico; Medium Digital, os que já adotam esses canais no dia a dia, mas em quantidade inferior às transações em lojas físicas; e Heavy Digital, os que realizam predominantemente compras no mundo digital.
No novo estudo realizado entre 2019 e 2018, a porcentagem de consumidores considerados Low Digital se manteve em relação ao ano de 2017 (de 69% para 68%), enquanto as outras categorias Medium Digital e Heavy Digital tiveram um aumento considerável (Medium de 21% para 24% e Heavy de 4% para 9%). Isso significa que, em média, os consumidores brasileiros estão cada vez mais confiantes e com acesso para realizar pagamentos digitais.
“Ao avaliar o Score Digital, vemos um comportamento dinâmico e uma curva de crescimento direcionada aos Heavy Digital. E isso vem acontecendo não apenas em São Paulo, como também nas principais cidades do Brasil. Vale destacar que, no último ano, os estados com maior aumento relativo de clientes Heavy Digital foram Rio de Janeiro (1.3%) e Rio Grande do Sul (2%)”, afirma Rodrigo Santoro, diretor da Visa Consulting & Analytics. “Considerar os impactos dessa nova economia digital pode ser uma vantagem competitiva para todas as empresas varejistas, principalmente quando conseguimos acompanhar tendências e ser responsáveis por essa transformação de consumo”, completa Santoro.
Os negócios com maior crescimento nas transações entre os dois trimestres foram aqueles associados ao transporte terrestre, cresceram em mais de 11 milhões de transações; o consumo de streaming e mídia digital registraram mais de 2 milhões de transações; e empresas de entrega de alimentos passam de 5 milhões de transações.
Considerando apenas as transações digitais, o gasto médio dos Heavy Digital é 3 vezes maior que dos Medium Digital. E é 8 vezes maior que dos Low Digital. Quando se considera o total de transações, sejam elas feitas no mundo digital ou não, o gasto médio dos Heavy Digital é 2 vezes maior que dos Medium Digital. E é 4 vezes maior que dos Low Digital.
O estudo, que utiliza os dados transacionais da rede de pagamentos VisaNet, tem monitorado migrações, evoluções e intensidade de consumo, conseguindo até antecipar tendências. “A análise, que agora é feita globalmente, teve seus dados aprimorados para abranger todo o crescimento ocasionado pela transformação digital e setores disruptivos da economia. Assim, é possível entender quem é esse perfil de consumidor e como ele se comporta, seja para melhorar a performance de nossos parceiros, criar produtos ou explorar os canais digitais com mais eficiência”, conta Rodrigo Santoro, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.
O modelo estatístico analisa uma série de variáveis, como intensidade de uso, variedade de estabelecimentos comerciais online, amplitude de valores gastos, evolução versus tempo, entre outras. São estudadas pela Visa todas as operações realizadas nas lojas virtuais e nos aplicativos, desde Streamings, Social Media, Central de Apps, E-commerces Tradicionais e Inovadores, Apps de Transporte e Turismo.
A Visa Consulting & Analytics conta com uma equipe de especialistas globais com décadas de experiência em consultoria no âmbito da estratégia, operacional, do risco e econômico da indústria de pagamentos. Por meio de técnicas de analytics baseadas na rede de pagamentos com mais transações de compras do mundo, viabilizam o acesso à estratégias comprovadas e insights fundamentados em dados que servirão de apoio para atingir objetivos dos negócios, apoiando parceiros como emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais.