Por meio da plataforma SBT Do Bem, um novo episódio foi editado para sensibilizar a população sobre um problema social real

Uma imagem contendo pessoa, chão, em pé, interior Descrição gerada automaticamente

Neste sábado, um episódio especial de Chaves deu o que falar. Por meio de sua plataforma de responsabilidade social SBT do Bem, o SBT apagou o protagonista do seriado de cena, justamente no Dia da Infância (24/08), para alertar o público sobre o abandono infantil. O contexto não poderia ser melhor, já que Chaves é um menino que vive dentro de um barril, não conhece seus pais ou parentes e, em alguns episódios, chega a passar fome.

A ação, que foi desenvolvida pela WMcCann, teve como objetivo principal sensibilizar as pessoas ao apagar da série um dos personagens mais amados no País. Depois de assistir todos os episódios do seriado, a agência utilizou a técnica de rotoscopia para remover o menino do barril das cenas de episódios já existentes, que foram editadas e transformadas em uma nova história. No capítulo especial, que contou com as vozes originais dos dubladores, os moradores da vila notam a ausência do Chaves e passam a procurá-lo. Assim, o SBT conseguiu, literalmente, dar visibilidade a um problema social que, muitas vezes, é invisível aos olhos da população.

“Este é um dos produtos mais antigos da emissora – inclusive acabou de fazer 35 anos na grade do SBT –, além de também ser muito amado pelo público. Mas, infelizmente, a série carrega um problema social atemporal: o abandono infantil. E como o SBT do Bem promove ações que buscam a reflexão e a transformação da sociedade, aproveitamos a oportunidade de trazer à tona essa causa por meio de um personagem que é espelho da situação de muitas crianças no Brasil, apesar de muitas vezes não enxergarmos o Chaves como uma criança em situação de rua, já que ele vive em um barril, está sempre com fome (em busca de sanduíches de presunto), sem pai nem mãe” destaca Priscila Stoliar, gerente de Marketing do SBT, que detalha ainda que o tema também será abordado no jornalismo da emissora.

Confira o episódio especial aqui

Ficha Técnica

Agência: WMcCann

Cliente: SBT

Nome da campanha: Chaves sem Chaves

CCO: Hugo Rodrigues e André Marques

COO: Kevin Zung

VP Executivo e Diretor-Geral RJ: Marcio Borges

Direção de criação: Ricardo Weitsman, Nicolás Romanó e Viviane Pepe

Head of Art: Felipe Gomes

Criação: Alexandre “Xela” Oliveira, Rafael Dyer, Pedro Chaves, Felipe Latgé e Ricardo Weitsman

Edição: Yuri Porto

Atendimento: Anna Moraes e Vitoria Silvestre

VP de Mídia: André França

Mídia: Horácio Rosário, Daniel Neves, Vitória Lobo, Lucas Gonçalves

VP de Produção: Tato Bono

Produção Integrada: Cayan Lobo, Rosinha Pinheiro, Fabiana Diniz

Produtora do filme: Homem de Lata Filmes

Diretor: Ale Braga

Pós-produção: Bernardo Leite e equipe Mandrill

Produtora de Som: Satélite Áudio

Dublagens: RioSound

Produção Gráfica: Maurício Martim, Nereu Marinho

Projetos: Yarha Costa

Relações Públicas: Kerena Neves, Bruna Ramos e Patrícia Lázaro

Aprovação pelo cliente: Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima