VML repagina o Facebook da marca e aposta em conteúdo da vida real para celebrar um dos ícones da cultura nacional, a cachaça

A partir de hoje (02/04) a cachaça Ypióca transforma sua fanpage em um ‘boteco virtual’. A marca adquirida pela Diageo, maior empresa de bebida alcoólicas premium do mundo, busca imprimir o clima de boteco na rede social e conta com a VML para isso.

Atrelado ao conceito “Vamos brasilizar”, criado pela DM9Rio e lançado pela marca em 2013, o conteúdo virtual busca conectar o brasileiro a pilares da marca como o sabor do Brasil e a essência do tempo. A base de criação do conteúdo da rede social passa a ser a vida real, onde a cachaça é consumida.

Segundo Eduardo Bendzius, Diretor de Marketing da marca Ypióca, o Boteco espera promover o encontro dos fãs da cachaça nas redes sociais. “O que mais há nos botecos são boas histórias e boas bebidas. Vamos buscar traduzir isso na rede social, com muito conteúdo real”, explica o executivo de Ypióca.

“Começamos a postar conteúdos criados na vida real, com barraqueiros da Orla Rio e o engajamento dos fãs aumentou muito. Acreditamos na qualidade e relevância do assunto, além de mais interação com os fãs. O boteco representa o lugar onde as pessoas se encontram para celebrar o verdadeiro jeito brasileiro de viver”, completa.

Para dar o pontapé inicial ao projeto, a agência criou um webfilme que será veiculado somente no Facebook apresentando os personagens do Boteco, chamados “Time do Boteco”. O vídeo conta com a presença do garçom Vieira, o bartender Joca e Nelson Duarte, o real mestre-cachaceiro de YPIÓCA. Para dar voz às origens da marca, participam do Boteco Ypióca a dupla de repentistas Alan e Bique. Todos os personagens irão conversar sobre os pilares da marca e gerar conteúdo sobre cachaça. Assista ao filme aqui: http://youtu.be/ziR9lmvxzJo

Para Silmo Bonomi, diretor-executivo de criação da VML, a campanha Boteco Ypióca surgiu com o desafio de digitalizar o conceito “vamos brasilizar”. “A cachaça Ypióca é uma das mais tradicionais do país, tem história e credibilidade. Pensamos numa estratégia em que as pessoas pudessem interagir com o universo da bebida, com os personagens e com um ambiente bem brasileiro”, ressalta.

O planejamento da campanha é de Bernardo Kirschner, a criação é de Renata dos Santos, Renam Penante, Alexandre Amaral, Marcel Ares e Silmo Bonomi. Com direção de criação de Silmo Bonomi.

FICHA TÉCNICA

Agência: VML Propaganda Ltda
Cliente: DIAGEO
Produto: Ypióca – Institucional
Título: Boteco Ypióca
Duração: 60”
Direção Geral de Criação: Silmo Bonomi
Direção de Criação: Silmo Bonomi, Marcel Ares, Alexandre Amaral
Redator: Marcel Ares e Renata dos Santos
Diretor de Arte: Alexandre Amaral e Renam Penante
Atendimento/Agência: Fernando Taralli, Fabio Imparato, Mariah Costa e Katia Kobayachi
RTVC: Tina Araujo e Ana Carolina Duarte
Mídia: Elenice Galera, Danielle Areal, Renata Caovilla
Aprovação Cliente: Cynthia Serretti, Clarisse Toniatti, Eduardo Bendzius e Priscila Peres
Produtora Filme: Trio
Direção: Peu Lima
Direção de Fotografia: Chris Melo
Fotografia: Jhonatan Chicaroni
Produtor executivo: Luciano Mathias
Atendimento: Mônica Silveira
Montagem: Bárbara Llobregat Fernandes
Pós-produção | finalização: Trio
Finalizador: Bárbara Llobregat Fernandes
Produtora de Som: Trio
Produtor de Som: Caito Cyrillo
Data de produção: 16/03