Após quase dois anos de negociações, o Ecad assinou um contrato com o YouTube para que o site de vídeos do Google pague direitos autorais. O pagamento será feito baseado no faturamento do Google e começa já no mês de novembro.

Desde que o YouTube foi comprado pelo Google, em 2006, e no ano seguinte, com o lançamento da sua versão brasileira, o site despertou o interesse da área de Mídias Digitais do Ecad, que iniciou contato com os representantes do Google no Brasil. Esta aproximação resultou numa visita ao Ecad dos advogados do Google Inc. Ao longo de 2009, as negociações foram conduzidas através de diversas teleconferências. Em setembro do mesmo ano, o gerente executivo de Arrecadação, Márcio Fernandes, apresentou na Assembleia Geral do Ecad as cláusulas em negociação, obtendo a aprovação dos valores e prazo contratuais.

No início de 2010, a área Jurídica do Ecad e a área de Arrecadação definiram o prazo para o término das negociações e assinatura do contrato. No dia 09 de julho, o gerente executivo Jurídico, Samuel Fahel, e Márcio Fernandes fecharam o acordo com o Google, representado pela advogada do Google no Brasil, Fernanda Varella Beser.

A primeira distribuição dos valores arrecadados na rubrica Mídias Digitais (simulcasting, webcasting e demais execuções na internet, exceto shows) será realizada no próximo mês de novembro. Neste primeiro repasse, os titulares irão receber valores arrecadados de 2001 até junho deste ano. A partir de 2011, a distribuição será semestral obedecendo ao seguinte calendário: junho (valores arrecadados de julho a dezembro do ano anterior) e dezembro (valores arrecadados de janeiro a junho do mesmo ano).

O acordo será válido por 24 meses e abrangerá todo o repertório musical que estiver disponível na plataforma do YouTube.