Waze Carpool chega a dois milhões de caronas no Brasil
Iniciativa de caronas compartilhadas também anuncia projetos de arquitetura urbana para melhorar a mobilidade no país
O Waze anuncia que a iniciativa Waze Carpool chega a marca de dois milhões de caronas realizadas no Brasil. O número foi atingido em pouco mais de um ano de operação no país. Com o objetivo de continuar melhorando a mobilidade nas cidades, o Waze também apresenta soluções de arquitetura urbana que colaboram com a fluidez nos grandes centros brasileiros: parklets e áreas de embarque e desembarque.

Lançado em agosto de 2018 no Brasil, o Waze Carpool é a plataforma colaborativa de compartilhamento de carros do Waze, e foi criado para facilitar e tornar mais seguras as caronas entre pessoas que moram ou trabalham em lugares próximos. Composta pelo Waze e pelo aplicativo separado Waze Carpool, a iniciativa tem como objetivo diminuir o trânsito e os congestionamentos incentivando motoristas a ocupar os assentos disponíveis de seus carros em trajetos diários.

"Nossa missão sempre foi ser um agente de mudança de mobilidade urbana e ajudar a comunidade a superar o trânsito. Chegar a dois milhões de caronas realizadas em pouco mais de um ano é uma indicação que estamos no caminho certo, principalmente quando se trata de caronas rotineiras. Estamos criando um hábito", comemora Noam Bardin, CEO do Waze.

Enquanto o Waze é dedicado a motoristas, o Waze Carpool vai além e impacta pessoas que não dirigem, permitindo que elas também sejam parte da mudança de comportamento da sociedade. "Combater o trânsito pede a colaboração de todos – usuários, órgãos municipais, empresas privadas e sociedade em geral. Sabemos que temos responsabilidade em sugerir soluções para garantir o ir e vir das pessoas, e é isso que estamos fazendo", completa o executivo.

Além dos carros: Waze Carpool promove mudanças na arquitetura urbana

O Brasil é o primeiro país do mundo a receber do Waze um projeto de mudança de planejamento urbano. O app instalou quatro totens de embarque e desembarque e uma área de parklet – uma extensão da calçada para servir como espaço de convívio e, também, como referência aos carpoolers. As áreas têm como objetivo repensar as infraestruturas existentes não só para ajudar os usuários de Waze Carpool, como também para comportar os novos modelos de transporte que estão cada vez mais sendo adotados pela população.

"Ser um agente de mobilidade vai além de carros e ruas. A infraestrutura das cidades também precisa repensada, pois elas foram feitas em outra época, cujo contexto era diferente. Situações como filas duplas ou carros bloqueando faixas de bicicletas e, busca de um passageiro, por exemplo, são comuns em grandes metrópoles. São desafios de design que impactam na mobilidade e afetam a experiência de pegar carona. Esse é o novo desafio que queremos ajudar as cidades a enfrentar", explica Thais Blumenthal, líder global do Waze for Cities Data do Waze.

Depois de uma análise de mapas e de concentração de carpoolers, foram escolhidos os lugares com maior demanda de soluções para o fluxo do tráfego. A capital paulista será palco do projeto piloto, com quatro pontos de embarque e desembarque e um parklet, todos em áreas públicas na cidade, e a ideia é expandir a iniciativa para outras metrópoles do país. Joinville também tem planos de receber algumas dessas áreas ainda este ano.

Parklet: extensão da calçada que oferece mais espaço e comodidades para as pessoas que usam a rua. Pode ser utilizada como área de espera ou referência para embarque e desembarque.
Endereço: Rua Raul Saddi, 70 . Butantã – SP

Áreas de embarque e desembarque: pontos designados com totens para paradas rápidas destinadas a embarque e desembarque de passageiros. A comunicação visual permite que os outros motoristas saibam que ali é um local de paradas frequentes e desviem quando necessário, e também atua como uma referência para os usuários, melhorando a experiência de carpool e a mobilidade em geral.
Endereços:

  • Av. Hélio Pellegrino, 1341
  • Av. Cidade Jardim, 125
  • Praça Luís Carlos Paraná
  • Viaduto Antártica (Av. Francisco Matarazzo com Rua Pedro Machado)

Baixe o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona) no iOS ou no Android. Para saber mais sobre o Waze Carpool, visite: https://www.waze.com/pt-BR/carpool.