O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, The Cloud Security Company, realizou um estudo sobre a natureza de sites infectados por malware e que foram bloqueados pelas companhias de segurança em antivírus no primeiro trimestre de 2011.
De acordo com a pesquisa, 25% dos sites que usam vídeos e multimídia são usados como isca; 21,63% referem-se a instaladores ou programas de atualizações; 16,53% são arquivos contendo cracks e keygens; enquanto 16% dos ataques estavam em URLs de mídias sociais.
Segundo Eduardo D’Antona, diretor corporativo e de TI da PandaLabs, “usuários continuam sendo vitimas de links maliciosos que prometem mostrar um vídeo emocionante, ou o episódio de sua série de TV favorita. A técnica vem se tornando uma arma escolhida pelos Hackers, pois requer um investimento mínimo e atrai um grande número de vítimas”.
Os eBooks estão no quinto lugar da lista (com 5,25% das ocorrências), seguidos por downloads de P2P, e conteúdo adulto. O ranking finaliza com sites que oferecem download de softwares, sistemas operacionais, browsers, videogames e programas de antivírus (todos estes utilizados em menos de 3% dos casos)
1 Pingback