O evento Prêmio Inovação Brasil, realizado pelo jornal Valor Econômico, elegeu Whirlpool a empresa mais inovadora; ranking foi elaborado a partir de pesquisa realizada pela consultoria Strategy&
No dia 6 de julho, o jornal Valor Econômico realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Inovação Brasil 2015. Foram homenageadas as 10 empresas mais inovadoras do país, a partir de um ranking elaborado em parceria com a consultoria Strategy &, que publica há dez anos uma das mais renomadas pesquisas sobre o tema no mundo.
As top 10 melhores em inovação, na ordem, são: Whirlpool, 3M, Natura, Braskem, Totvs, Grupo Boticário, Weg, Basf, Itaú Unibanco e Cielo.
Para compor o ranking, foram avaliadas empresas com faturamento anual superior a R$ 750 milhões e participação de capital privado de, no mínimo, 5%. As empresas se inscreveram por meio de um formulário no site do Valor Econômico, descrevendo suas práticas inovadoras e relatando os investimentos em P&D. Entre os critérios de seleção, foram considerados: percentual da receita direcionado para inovação; criação de novos produtos, processos e estruturas; número de lançamentos bem-sucedidos; maturidade dos processos de inovação; e a implantação de uma cultura voltada para essa área.
O evento aconteceu no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Fernando Fernandes, sócio vice-presidente da Strategy &, falou sobre o conceito de inovação e explicou a metodologia da pesquisa. Na sequência, Glauco Arbix, professor da USP e coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados, abordou as políticas de inovação no Brasil.
As 100 empresas mais inovadoras compõem um anuário que circula na edição de 7/7 do Valor Econômico, com reportagens e perfis das dez primeiras colocadas, e as cinco melhores classificadas em nove setores de atividade: indústria, bens de consumo, TI e telecom, bens de capital, serviços financeiros, infraestrutura e logística, serviços, comércio e farmácia e life sciences.