Material apresenta os erros mais comuns cometidos nas redes sociais por franquias e franqueados e ações que podem ser realizadas para garantir sucesso neste ambiente
O setor de franquias no Brasil tem se mostrado cada vez mais maduro. Somente em 2014 cresceu 7,7% em faturamento, totalizando R$ 127 bilhões. Com ações de marketing coordenadas e uso inteligente das redes sociais, as possibilidades de ampliação de marca e de negócios são ainda melhores. De olho neste mercado, o grupo E.life desenvolveu um e-book gratuito e exclusivo para este segmento sobre o uso das redes sociais. O material já está disponível no Buzzmonitor (www.buzzmonitor.com.br), plataforma digital para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais.

"Neste e-book reunimos alguns dos erros mais comuns cometidos por franquias e franqueados em redes sociais. Além disso, apresentamos ações que devem ser tomadas para garantir que a presença digital traga o máximo de benefícios aos envolvidos. Estamos falando de um setor que possibilita a criação de campanhas realizadas de forma conjunta, com resultados superiores às iniciativas individuais", declara Fernando Panveloski, diretor de Negócios do Buzzmonitor.

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Entre as boas oportunidades que as redes sociais oferecem ao segmento estão a busca por novos franqueados, a promoção da marca, o atendimento ao consumidor por meio de conceitos como Social CRM e diversas outras como promoções online, notícias da marca e divulgação de conteúdo relevante. Porém, para que as redes sociais sejam utilizadas adequadamente pelas franquias, é vital a realização de um excelente trabalho de governança. "Isso abrange o direcionamento, o monitoramento e o incentivo relativos ao uso da marca. Neste caso, uma ótima estratégia consiste na chamada "Visão M.A.P.A." (Monitorar, Analisar, Posicionar, Agir)".

O e-book "Uso das Redes Sociais por Franquias – Oportunidades e Desafios" traz dicas sobre as boas ações que uma empresa pode realizar, tais como a Unificação da Presença Online, com ações proativas; Treinamento dos Franqueados para a Ação Unificada, o que evita atividades dispersivas e desalinhadas com o posicionamento da marca; Monitoramento das Redes Sociais, que pode apontar crises, oportunidades e ameaças à marca – esse monitoramento acontece naturalmente quando se cadastra uma brand no Buzzmonitor; e Atendimento em Redes Sociais, que deve ser usado com cuidado e sempre em alinhamento com as políticas da rede.

É preciso, contudo, saber coordenar e direcionar essas ações, sob o risco de gerar o efeito contrário. Esforços descoordenados e mal direcionados muitas vezes causam uma impressão de amadorismo, de presença não autorizada e até mesmo de pirataria. "Só mesmo com uma boa estratégia é que se pode evitar os erros mais comuns levantados neste e-book como a criação de páginas diferentes, a concepção de perfis sociais no lugar de páginas, a falta de padronização e de alinhamento com a matriz e a má administração", completa Panveloski.

O download do e-book pode ser feito no site www.buzzmonitor.com.br, onde também é possível conhecer e usar a versão freemium do Buzzmonitor, primeiro software de social media 3 em 1 do mercado (monitoramento, social crm e analytics). Além disso, é possível ter acesso aos e-books lançados recentemente em inglês e espanhol.

Sobre o E.life Group: Pioneiro em inteligência de mercado e relacionamento na Web 2.0, o grupo E.life é líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações em redes sociais, oferecendo serviços e ferramentas de software. Com operações iniciadas em 2004, atualmente conta com três unidades de serviços – Monitoramento, Pesquisa & Inteligência e Social CRM, e uma plataforma digital – Buzzmonitor – para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais. Além disso, oferece serviços por meio de outras duas empresas: a Mobi.life, especializada na criação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, e a Social Agency, dedicada ao planejamento, gestão de comunicação e métricas do ambiente digital. Com sede no Brasil, o grupo E.life expandiu sua atuação para o mercado internacional e hoje oferece serviços a clientes em todo mundo, com operações na Espanha, Portugal, México e Austrália. Atualmente conta com cerca de 200 profissionais no Brasil, divididos entre São Paulo e Recife, e mais de 20 colaboradores no exterior. (www.elife.com.br)