Sob o comando de Luiz Menezes, tem como objetivo impulsionar o protagonismo dos nativos digitais seguindo pilares de consultoria de marcas e formação de entusiastas de influência
Para criar pontes na comunicação entre marcas e empresas com a geração Z, que compreende a faixa etária entre 10 e 24 anos, nada melhor do que um nativo pertencente ao grupo para compreender as oportunidades e vácuos desse mercado. Esse é o raciocínio do empreendedor Luiz Menezes, de 21 anos e que já atuou em agências de publicidade, produtoras de eventos e iniciou sua agência de marketing de influência, a spbs em 2017, até entender que deveria ir na contramão desse modelo: “Não acredito no modelo de agenciamento. Não acredito que seja sustentável para um negócio, seja a empresa de um creator, uma agência, ou intermediadora, depender unicamente das verbas publicitárias e por isso vi que a minha atuação no mercado precisava mudar.
Trope tem origem da figura de linguagem tropo, que indica a ressignificação de ideias, com o intuito de estabelecer um modelo de comunicação que ampare a geração Z e a prepare para o futuro. Considerando a união desses elementos e mistura entre passado e futuro, inspiraram Luiz para a criação de um negócio multigeracional: “A minha preocupação é que cada entusiasta da influência digital entenda sua missão e que possa ir além se tiver incentivo e informação.”, destaca.
Para se estabelecer neste território, sua atuação contará com os pilares #TropeLab, um serviço de consultoria de marketing de influência que alavanca marcas a pertencerem genuinamente das comunidades da geração Z e #TropeEduca que traz cursos e oficinas que aceleram, empoderam e trazem os nativos digitais a entrarem no mercado de trabalho para faturarem na influence economy.
Aposta em pluralidade de conteúdo no formato de vídeos curtos:
De acordo com dados do DataReportal e Sensor Tower*, apenas em março deste ano, foram feitos 115 milhões de downloads de vídeos no aplicativo TikTok, quase o dobro do mesmo mês do ano anterior e o Brasil corresponde a 9,4% desses downloads. Atento aos números e tendências, a Trope aposta no formato que tem impacto imediato e dialoga facilmente com o público-alvo. “Sabemos que os dados não são novidade, entretanto observamos a dificuldade que algumas marcas têm de gerar uma comunicação consistente com suas comunidades e, temos ciência de que para gerar conversas o conteúdo precisa estar alinhado ao formato do app para impulsionar um alcance orgânico.”, relata Menezes.
Com sede de jobs e passagem em agência de publicidade e de eventos, ele sente sua veia empreendedora pulsar fortemente desde sempre. Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Americana, veio para a capital com o objetivo de fortalecer seu relacionamento com creators e marcas e em pouco tempo conquistou o sonho de muitos ao se tornar independente financeiramente e ter sucesso como empreendedor. Apesar da pouca idade, seu currículo tem peso e credibilidade ao contabilizar mais de R﹩ 1.5 milhões de reais captados do mercado de comunicação em 2020, +1.000 criadores de conteúdo ativados em ações de publicidade e marketing desde 2016 e aceleração de negócios e gestão de jornada e carreira para Diana Zambrozuski e Gabriel Pato. Além disso, atuou com marcas como Dell, LG, Ubisoft, Oi, Ecossistema Ânima, entre outras.