Com solução, companhia leva uma primeira ferramenta de gestão à base do varejo de micro e pequeno porte
A TOTVS está presente, em sua maioria, em pequenas e médias empresas brasileiras e vem atuando para ajudar essas organizações a enfrentarem os desafios de digitalização e produtividade que o momento atual exige. Para isso, tem desenvolvido soluções focadas para as mais diversas necessidades e portes de empresa, como o aplicativo Fly01 Start. O foco desta solução é a base da pirâmide dos micros e pequenos negócios do Brasil.
Simples e intuitivo, o software funciona embarcado em uma nova geração de POS, as conhecidas maquininhas de cartão de crédito e débito, fornecidas pelas adquirentes. O Fly01 Start já está integrado ao Lio, da Cielo, e ao SmartRede, da Rede, e o objetivo é levar o primeiro nível de gestão a milhões de estabelecimentos que fazem controle manual por meio de uma ferramenta que já faz parte do dia a dia deles – a maquininha de cartão, a um preço que cabe no bolso do cliente.
Segundo Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos negócios da TOTVS, os donos desses estabelecimentos já veem os benefícios das maquininhas, mas confrontam os dados das papeletas do cartão com as informações anotadas nos cadernos para entender o que foi vendido e os seus recebíveis. “Queremos oferecer a eles um primeiro nível de gestão de forma simplificada e que levem informações que os ajudem no gerenciamento de um estabelecimento comercial. Com o Fly01 Start, será possível controlar as vendas por produto, estoque e os recebimentos, sejam eles em cartão ou dinheiro”, afirma o executivo.
Há uma demanda reprimida de automação nesses estabelecimentos. Para se ter uma ideia, cerca de 80% dos profissionais autônomos e pequenos estabelecimentos de comércio e serviços, segundo o SPC, fazem gestão por meio de cadernos. No entanto, muitos empreendedores ainda têm receio em investir em tecnologias. Ao unir seu aplicativo de gestão simples e intuitivo à máquina de cartão, bastante familiar aos microempreendedores, a TOTVS pretende mudar a percepção deles sobre a tecnologia e os seus muitos benefícios, como controle, economia e tranquilidade. A companhia tem trabalhado muito próxima das adquirentes, que devem avançar mais no mercado com as maquininhas inteligentes a partir do quarto trimestre deste ano.
Além disso, a TOTVS pretende ainda ajudar essas empresas a crescerem com funcionalidades relevantes por um preço que caiba no orçamento, e, por meio de suas soluções complementares, irá ajuda-las, futuramente, a evoluir sua tecnologia de forma simples, sempre preservando o investimento do cliente no uso da plataforma Fly01. O Fly01 Start pode ser utilizado de forma autônoma, mas já nasce totalmente integrado ao Bemacash, a solução completa para ponto de venda da TOTVS vendida 100% como serviço na forma de mensalidades, podendo desta forma ser utilizado como um ponto de venda adicional.
“Atualmente, o maior volume de geração de leads da TOTVS é na base da pirâmide. Queremos colocar nossa bandeira nas pequenas empresas para acompanhar seu crescimento rumo ao topo da pirâmide, afirma Laércio Cosentino, CEO da TOTVS.
Alguns benefícios do software de gestão para microempreendedores:
· Gestão de fluxo de caixa, inclusive com visão separada dos fechamentos diários ou por período;
· Redução de erros manuais;
· Gestão consolidada – registro de todas as vendas realizadas de forma centralizada, independente da forma de pagamento, incluindo transações realizadas em dinheiro;
· Otimização do cálculo do troco por meio do POS minimizando riscos e enganos;
· Fluxo de caixa do período e verificação da quantia do dinheiro em caixa calculado automaticamente;
· Gestão de fechamentos e fluxos de cada caixa separadamente;
· Acesso privado aos relatórios garantindo a confiabilidade das informações sobre a empresa;
· Relatórios parametrizados por loja, por vendedor, por períodos de tempo e por formas de pagamento;
· Relatório de vendas por tipo de pagamento e por departamento;
· Levantamento dos itens vendidos para contabilização das vendas.