Criada pela Agência 1, as ações trazem o futebol como tema e contemplam filme, mídia impressa, rádio e web
A Tortuga, empresa 100% brasileira – líder em nutrição animal e pioneira na tecnologia dos minerais orgânicos – acaba de apresentar uma nova campanha institucional. Criada pela Agência 1, as ações foram motivadas para reforçar a imagem da marca junto aos pecuaristas e ao público interno – que inclui a área comercial e as mais de 700 empresas representantes comerciais autônomas. A campanha adota uma linguagem criativa, e promete surpreender o segmento de pecuária que, frequentemente, adota discursos racionais e pouco inspirados.
O tema futebol, oriundo da estratégia de comunicação da Tortuga, foi uma escolha quase natural para uma empresa que “corre o campo todo para levar qualidade aos seus clientes”, resume Helio Silva, diretor de Criação da Agência 1. A Tortuga é pioneira, inovadora e tem uma linha completa de produtos para os diversos segmentos da produção animal.
O tema futebol traduzido pelo conceito criativo “O drible da vaca é Tortuga” se apropria de uma paixão nacional, cujo interesse tende a crescer ainda mais com a aproximação da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, a serem realizadas no Brasil, nos próximos anos. “A campanha é memorável e fala de maneira bem-humorada com um público predominantemente masculino. Além de possibilitar desdobramentos criativos para todas as mídias”, complementa Helio Silva.
Para o lançamento, a campanha será composta por comercial de televisão, spots de rádio, anúncios para mídia impressa, ações para web e eventos.
O comercial sugere uma partida de futebol cujos jogadores são animais reais: bois, vacas, cavalos, suínos, ovinos e aves. Com locução típica de narradores esportivos e clima de decisão de campeonato, o filme chega ao clímax com o drible da vaca.
Os 3 spots de rádio seguem a mesma temática, e o clima de narração de jogo de futebol fica ainda mais forte.
A mídia impressa contempla 7 diferentes anúncios, que variam entre páginas duplas e simples e abordam todos os segmentos animais: cavalos, gado leiteiro, gado de corte, suínos, ovinos e aves.
“A Tortuga está há 58 anos no mercado com uma história de pioneirismos e inovações tecnológicas. E estes aspectos já estão bastante arraigados à imagem da empresa. Nesse cenário e, devido a uma menor presença na mídia nos últimos dois anos, na campanha deste ano optamos por uma estratégia menos racional e tecnológica de comunicação, buscando fomentar a relação emocional do consumidor com a marca através do tema Futebol – nosso público é essencialmente masculino. A parceria entre empresa e agência foi fundamental para a obtenção de um resultado criativo e pertinente”, ressalta João Hilário da Silva Jr. gerente de comunicação e marketing da empresa.
Ficha Técnica:
Campanha: O Drible da Vaca é Tortuga
Cliente: Tortuga
Agência: Agência 1
Diretor de Criação: Helio Silva
Diretor de Arte: Marcelo Spinola
Redator: Helio Silva
Planejamento: Doly Ribeiro Jr.
Atendimento: Diógenes Sahd e Doly Ribeiro Jr.
Produtora do filme: Avalanche Filmes
Diretor do filme: Ana Cal
Finalização: Cine Pró
Produtora de áudio: Play it Again
Narração: Paulinho Arapuã
Aprovação do cliente: João Hilário da Silva Jr.