Em 2010, a Telefônica desembolsou US$ 99 milhões para apostar na Tuenti, até então uma rede social tímida e restrita à Espanha. Dois anos depois, com 13 milhões de usuários e forte atuação na área móvel, a empresa resolve lançá-la em nível mundial para cometir com os grandes do mercado. Convites estão sendo enviados para um público seleto.

Presente em 25 países na Europa e América Latina, nos quais lida com 309 milhões de clientes, a Telefônica quer inserir seu público na Tuenti. Versões da rede em português, inglês, francês, alemão, italiano, holandês, eslovaco e tcheco estão sendo anunciadas nesta quinta-feira, 12.

Para convencer o internauta a aderir à Tuenti, a marca prepara novidades que acompanham a evolução dos rivais. Destacam-se o lançamento de um sistema integrado de aplicativos móveis e apps para aparelhos que rodam com Android e Blackberry com iOS e Windows Phone. As funcionalidades serão oficializadas em até duas semanas.

Segundo o site Tech Crunch, a rede é uma versão simplificada do Facebook e do Twitter tanto na plataforma online quanto na móvel, campo em que já conta com 6 milhões de usuários. São disponibilizadas aos internautas três tipos básicos de mensagem: as de divilgação geral, as destinadas aos amigos mais próximos e as que têm como alvo os contatos individuais.

“Nós integramos um serviço de mensagens globalmente competitivo com nosso núcleo social, incorporando ao mesmo tempo um modelo de privacidade exclusivamente simples que torna fácil para os usuários a controlar o que eles compartilham”, disse Pete Zaryn Dentzel, CEO da Tuenti, em um comunicado.

O nome da rede vem de uma sacada criativa. Concebido da mistura dos idiomas espanhol e inglês, enquanto o “tu” representa a identidade de cada usuário, “enti” remete ao número 20 (twenty), quantidade máxima que uma pessa mantém como amigos na vida real, segundo Dentzel.

“Por que chamar tudo mundo de amigo quando você só tem 20 pessoas que realmente são próximas e o resto é contato?”, indaga o CEO para deixar com “pulga na orelha” quem lê.