A Sony anunciou na segunda-feira, 6, em Los Angeles, o PlayStation Vita, uma nova geração de portátil. A venda do console começa no natal, com os títulos “Little Big Planet” e “Uncharted: Golden Abyss”.

Kazuo Hirai, vice-presidente executivo da Sony, apresentou o PS Vita, que custará 249 euros (para a versão wi-fi) e 299 euros (com 3G). O aparelho chegará através da companhia telefônica AT&T., o que não agradou muito o público.

Além dos renovados “Little Big Planet” e uma versão de “Uncharted, haverá ainda o “mix” de luta “Street Fighter x Tekken” e o “Mod Nation Racers”. O último permite projetar circuitos de corridas desenhando o percurso sobre a tela tátil do console.

“Party” e “Near” são aplicativos que garantem um conteúdo social, pois têm conectividade desenvolvida para complementar o PlayStation 3 e PC. Com isso, os jogos podem ser executados em tela grande.

Os “Uncharted: Drake’s Deception” e “Resistance 3”, que chegarão ao PS3 em 3D, foram bastante esperados. Mas o controle sensível a movimentos Move atrai a atenção dos consumidores e de empresas de desenvolvimento, como o “NBA 2K12”, “Medieval Moves: Deadmund’s Quest”, “Little Big Planet” e “Starhawk”. Alguns podem chegar ao mercado nos próximos meses.

Outro grande anúncio foi o PlayStation Suite. Com ele será possível transferir, pela primeira vez, conteúdos do Playstation para aparelhos que não são da Sony, como tablets e telefones móveis.

Com informações da Folha online.