Sonhadores com propósito: como se conectar com os primeiros e verdadeiros nativos digitais do mundo
Por YH Lee
Para todas as marcas, a mudança geracional é um grande desafio. Quem é essa nova geração? O que a motiva? O que ela tem de diferente do resto da população? Neste exato momento, temos que nos preparar para a Geração Z, os jovens nascidos depois de 1996, que estão entrando para o mercado de trabalho global e se tornaram um importante grupo de consumidores.
A maioria das pessoas com quem falo fica surpresa quando eu lhes digo que a Geração Z já conta com quase dois bilhões e meio de pessoas. Isso é mais do que os tão discutidos Millennials ou Geração Y. Para nós da Samsung, a mudança geracional não é novidade. Estamos no nosso 50º ano como empresa, e entender verdadeiramente os consumidores – seus desejos, necessidades e aspirações – sempre esteve no centro da nossa inovação. Particularmente, acho que a Samsung não é sobre a tecnologia que criamos; a Samsung tem a ver com dar às pessoas as ferramentas que elas precisam para fazer o que não podem.
Ainda assim, a cada geração, temos que repensar como podemos fazer isso acontecer. Afinal, a relação entre as marcas e os consumidores está em constante mudança. Por isso temos que nos perguntar: o que precisamos fazer para permanecermos relevantes?
Uma geração de sonhadores
Cada geração é única à sua maneira e a Geração Z não é diferente. Mas eu achei que seria útil compartilhar algumas das nossas percepções sobre essa nova geração, porque acredito que seus valores e suas motivações estão muito próximos do que a Samsung defende.
Começamos nossa pesquisa perguntando quem é a Geração Z. Sim, eles são únicos e muitíssimo diversificados, mas o que eles têm em comum que os impulsiona? O que eles mais valorizam? Fizemos pesquisas e conversamos com muitos deles diretamente, ouvindo de verdade o que tinham a dizer.
O que aprendemos é que a Geração Z é uma geração muito resiliente. Eles cresceram durante uma recessão econômica e crises globais, mas não perderam a esperança. Na verdade, estão determinados a mudar o mundo para melhor.
Assim, eles são sonhadores, mas sonhadores com propósito. Sabem o que querem, são apaixonados pelo que defendem, e esperam o mesmo das marcas. Eles sonham alto e devemos sonhar com eles.
A Era do ‘storyliving’
Para essa nova geração de criadores de mudanças, não basta que as marcas tenham ótimos produtos ou serviços. A Geração Z se preocupa com os valores de uma marca e com a forma como se comparam com os seus próprios valores. Setenta e sete por cento deles acreditam que “fazer o bem” deve ser parte da gestão de uma empresa. Isso significa que as marcas não podem mais se concentrar apenas na narração de histórias, pois essa é a era da “vivência de histórias”.
Aqui na Samsung, tivemos que realmente avaliar como nossos próprios valores combinam com isso.
A Geração Z sonha em desafiar barreiras – e nós também. “Do What You Can’t” é o nosso grito de guerra. Ele incorpora o que defendemos como uma marca, e acho que isso ecoa perfeitamente na perspectiva da Geração Z.
Com uma mentalidade de inovação implacável, continuamos a procurar novas oportunidades para criar experiências que possam mudar a vida das pessoas.
Isso é muito mais do que apenas tecnologia. É sobre o valor que entregamos. Seja com o aplicativo de realidade virtual Be Fearless, que ajuda as pessoas a lidar com seus medos mais profundos, como o de falar em público ou o medo de altura, ao Samsung Blind Cap, que permite que nadadores paralímpicos recebam orientação de seus treinadores indicando quando fazer a volta no fim da piscina.
Desafiando Barreiras
Os jovens da Geração Z são os primeiros nativos digitais verdadeiros da humanidade. Eles não conhecem a vida sem a internet, e o uso da tecnologia é completamente natural para eles. Acho isso muito empolgante, porque realmente acredito que eles vão despertar o potencial de nossa tecnologia como nenhuma geração antes.
Eles usarão a tecnologia para alcançar novos patamares e estaremos com eles nessa jornada.
Nós nos conectamos com eles ajudando-os a ter sucesso, e isso começa com o que fazemos de melhor: ouvir e entender. Queremos ajudá-los a alcançar seu potencial com qualquer ferramenta, habilidade ou truque de produtividade que precisarem.
Mas a Geração Z é tão diversa quanto possível, e a Samsung é uma marca global que deve atender ao indivíduo em escala internacional. Em todas as regiões, países e até comunidades, adotamos nossos valores fundamentais e os aplicamos em nível local para atender a necessidades específicas.
Em Kings Cross, Londres, está em andamento um emocionante projeto que mostra como é isso de verdade.
A Samsung está criando um novo espaço em uma área que já sofreu grandes mudanças e deixou alguns moradores se sentindo desconectados. Queremos ajudar, não prescrevendo soluções, mas ouvindo e sendo úteis onde houver necessidade. É por isso que não vejo a Samsung Kings Cross como uma loja, mas como um centro de cultura, inovação e aprendizado. Estamos inclusive recrutando funcionários que possam falar todos os diferentes idiomas encontrados na comunidade local – até a Língua de Sinais Britânica, porque há uma grande escola para surdos nas proximidades.
Vamos ouvir essa nova geração e ajudá-la a promover mudanças positivas, alcançar seu potencial, ser cidadãos responsáveis e sonhar… com propósito.
Nosso objetivo é ser uma marca autêntica e relevante que encontre eco na Geração Z. Estou confiante de que podemos fazer isso, porque o propósito social sempre fez parte do DNA da Samsung.
* Este editorial baseia-se no discurso de YH Lee no Cannes Lions 2019.
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em https://news.samsung.com/br/
1O S-Health não é um dispositivo médico ou terapêutico e as leituras de frequência cardíaca são apenas para fins informativos.
2 O Galaxy Fit e tem uma certificação ISO 22810: 2010 para relógios de pulso para 5 ATM (50 metros). Esses dispositivos podem ser usados com segurança durante a chuva ou no banho e podem ser usados para atividades de águas rasas, como nadar em uma piscina. O Galaxy Fit e não deve ser usados para mergulho, esqui aquático ou outras atividades que envolvam mudanças repentinas de temperatura, atividades aquáticas de alta velocidade ou submersão abaixo da profundidade rasa. Enxaguar em água doce e secar após o uso na água do mar.