Mapas e pacotes de turismo foram as páginas que mais evoluíram

O número de pessoas com acesso à internet em casa ou no local de trabalho cresceu 3,7% e chegou a 63,5 milhões segundo o IBOPE Nielsen Online. Em relação ao mesmo período do ano anterior, quando havia 54,5 milhões de pessoas com acesso em casa ou no trabalho, o crescimento foi de 17%.

Das 63,5 milhões de pessoas com acesso, 48 milhões foram usuários ativos em casa ou no trabalho em novembro, o que significou um crescimento de 2,7% em relação ao mês anterior e de 10% sobre os 43,6 milhões de novembro de 2010.

Tempo de uso por pessoa, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – trabalho e domicílios, Brasil – outubro e novembro de 2011

out/11 nov/11 variação
Tempo de uso do computador (hh:mm:ss) – aplicativos incluídos
Trabalho e domicílios 64:04:33 63:06:58 -1,5%
Tempo de uso do computador (hh:mm:ss) – aplicativos excluídos
Trabalho e domicílios 47:43:39 48:01:50 0,6%
Número de usuários ativos (000)
Trabalho e domicílios 46.694 47.963 2,7%
Número de pessoas com acesso (000)
Trabalho e domicílios 61.195 63.466 3,7%

Número de pessoas com acesso (000)
Qualquer ambiente – 3º. Trimestre de 2011 78.464
Fonte: IBOPE Nielsen Online

Em casa, o total de pessoas com acesso também cresceu. Segundo o IBOPE Nielsen Online, 60 milhões de brasileiros moram em residências em que há a presença de computador com internet. O número de usuários ativos domiciliares foi de 39,2 milhões em novembro, ou 2,9% a mais que no mês anterior.

O total de brasileiros com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) foi de 78,5 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2011.

As categorias com maior crescimento percentual em relação ao mês anterior no número de usuários únicos foram Automotivo, com aumento de 3,9%, Viagens, com evolução de 3,4%, Computadores e Eletrônicos, que cresceu 2,8%, e Casa e Moda, que aumentou 2,8%.

Entre os sites de automóveis, cresceu em novembro principalmente a procura por classificados de carros novos. Em Viagens, aumentou o uso de serviços de mapas, além de páginas de pacotes de turismo.

Viagens, com 22%, e Automotivo, com 18%, também estão entre as categorias que mais cresceram no período de um ano. Foram seguidas por Entretenimento, Comércio Eletrônico e Família e Estilos de Vida.

Categorias com maior crescimento percentual- evolução do número de usuários únicos, em milhares – Brasil – trabalho e domicílios – novembro de 2010 e novembro de 2011

nov/10 nov/11 evolução
Viagens 21.620 26.274 22%
Automotivo 5.438 6.577 17%
Entretenimento 7.586 9.150 11%
Comércio Eletrônico 29.626 32.767 11%
Família e Estilos de Vida 28.847 34.696 10%
Fonte: NetView – IBOPE Nielsen Online

Número de banners, de campanhas e de anunciantes – internet Brasil – janeiro de 2011 a novembro de 2011

Fonte: AdRelevance – IBOPE Nielsen Online
A atividade publicitária manteve-se em alta no fim de 2011. Segundo o AdRelevance, serviço do IBOPE Nielsen Online que monitora a atividade publicitária na internet brasileira, foram realizadas 6,6 mil campanhas em novembro, divulgadas por 2,4 mil diferentes anunciantes, acumulando um total de 35 mil campanhas desde o início do ano. O número de banners passou de 20 mil em novembro e acumulou um total de 117 mil no ano.