O título da Libertadores continua a trazer frutos positivos para o Santos FC. No site oficial e nas mídias sociais do Peixe, os números comprovam o sucesso do time dentro de campo e a organização do Clube fora dele.

A página oficial do Clube (www.santosfc.com.br) acelerou, desde a conquista do tri, o aumento de sua audiência. Ela iniciou o ano, em janeiro, com média de 39 mil visitas por dia. Em maio, já havia fechado o mês com média de 67 mil visitas diárias e deve terminar junho com um número superior a 70 mil/dia. Desde a conquista do tri, no dia 22, foram quase 700 mil visitas. Na quinta, o recorde histórico do site foi batido com 153.613 visitas.

A média de permanência dos visitantes também aumentou significativamente. Vinha em 5 minutos e 40 segundos (01/01/11 a 21/06/11) e está em 6 minutos e 30 segundos (22/06 a 27/06). No último sábado (25), a média foi a maior do ano: 7 minutos e 38 segundos. “Estes números mostram, acima de tudo, que o conteúdo do site está agradando o torcedor. Este tempo de permanência está bem acima da média de mercado”, ressalta o editor-chefe do portal santista, Rafael Miramoto.

Mídias sociais

Os vídeos do canal do Santos FC no Youtube (www.youtube.com/santostvoficial), que é recordista mundial quando o assunto é média de visitas mensais, foram visualizados mais de um milhão de vezes desde a conquista do tri (ou seja, em menos de uma semana).

Para alcançar o feito, o Departamento de Comunicação montou um esquema arrojado de trabalho no dia da final. O editor da Santos TV, Diogo Venturelli, montou uma base no vestiário do Santos no Pacaembu e sequer conseguiu assistir ao jogo. Os cinegrafistas Sérgio Pirata e Clayton Galvão produziram material antes, durante e depois do jogo e, a cada hora, correram para o vestiário para entregar os materiais filmados a Diogo, que iniciou a edição ainda antes de iniciar a partida.

“O resultado foi que às 10h do dia seguinte, já tínhamos seis vídeos mostrando todos os bastidores da conquista em nossa página da Santos TV”, explica Venturelli. “Mas mais do que os acessos pela Internet, os vídeos atenderam boa parte dos programas esportivos de vários canais, que já na quinta-feira tinham um rico material de bastidores do tri para mostrar. Ou seja, nosso trabalho foi visto por muitos milhões de torcedores”, conclui Diogo.

Facebook

A página oficial do Peixe no Facebook (www.facebook.com/santosfc) mais do que dobrou seu número de fãs na última semana, saindo dos cerca de 70 mil para quase 190 mil. Na comunidade oficial no Orkut, criada recentemente, no mesmo intervalo houve crescimento de cerca de 10 mil membros. Hoje a página se aproxima dos 140 mil membros.

“Este crescimento nas mídias oficiais do Clube reforça, diariamente, o número de visitas que nosso site recebe. Desta forma, o Clube reforça diariamente seu poder de comunicação com o sócio e o torcedor”, resume Arnaldo Hase, coordenador de Comunicação do Santos FC.