Depois de atingir os objetivos propostos tendo como mote o humor, empresa desenvolve novas peças publicitárias com apelo emocional
A SIL, fabricante de fios e cabos elétricos de baixa tensão, anuncia uma nova campanha publicitária. Desta vez, a empresa adota o tom emocional nas peças de divulgação, como forma de reforçar sua marca, já reconhecida por instaladores e consumidores de todo o País.
O novo posicionamento visa levar ao público, de forma mais austera, o conceito de qualidade, segurança e tecnologia intrínseco aos produtos e serviços que oferece. “Queremos demonstrar a importância de contarmos com produtos que tenham essas características, de forma a proteger pessoas e patrimônios”, afirma o responsável pelo marketing da SIL, Rodrigo Morelli.
Para isso, serão utilizadas cenas e situações cotidianas a qualquer família, pelas quais a SIL apresentará ao mercado uma postura diferenciada, mais adequada aos lançamentos previstos para o ano. Os novos argumentos, no entanto, dão continuidade às estratégias que utilizaram o humor nas campanhas anteriores e que corresponderam aos objetivos da companhia em outra fase mercadológica.
Para Morelli, a marca é o principal bem de uma empresa. Para firmá-la, as campanhas publicitárias possuem um papel fundamental. “O retorno, por ser institucional, é imensurável, mas sabemos que a exposição da marca nos meios de comunicação corretos faz com que fortaleçamos a imagem da empresa perante o mercado alvo”, ressalta.
A expectativa da empresa com a nova campanha é justamente dar continuidade à divulgação da marca, ressaltando as características dos produtos, despertando no consumidor a sensação de segurança e tranquilidade ao adquirir fios e cabos elétricos com a qualidade SIL. Com a ação, a empresa reforça, ainda, a importância de estar presente na mídia e no cotidiano do público.
Mídia impressa e futebol
A campanha foi desenvolvida por Alberto Rodrigues – responsável pela criação e pela arte envolvida nas peças – e pela MP2 Comunicação – que coordenou a finalização e adaptações necessárias. O planejamento envolve, inicialmente, peças para mídia impressa, a serem veiculadas em revistas segmentadas, e o patrocínio a programas de futebol transmitidos pela Rádio Bandeirantes (840 AM e 90,9 FM), como o programa “Na Geral”, já apoiado pela empresa em anos anteriores.
Ainda na área esportiva, a SIL manterá o patrocínio ao campeonato paulista de futebol, com veiculação de anúncios nos painéis estáticos fixados nos estádios que receberão os jogos. Esta ação é direcionada a eletricistas, instaladores e lojistas, público regular do esporte e que também tem grande influência na decisão da compra.
A experiência anterior mostrou que ações ligadas ao futebol refletem positivamente na ampliação da visibilidade da marca em todo o Brasil e contribuem para que a empresa se consagre como líder do segmento fios e cabos para fins elétricos, conforme apontam várias pesquisas.
A campanha também se estenderá aos pontos de venda, para os quais será destinado material de divulgação e de apoio às vendas. Serão móbiles, display para tabelas do eletricista e adesivos, entre outros materiais, que serão fornecidos de acordo com a necessidade de cada revenda.
Perfil SIL
A SIL, com 38 anos de atuação, é uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), bem como de cabos de solda e para transmissão de áudio e de sinal de vídeo. Conta hoje com 420 funcionários e 60 representantes em todo o País. Sua sede está instalada num terreno de 30.000 m², localizado em Guarulhos (SP), e possui filial em Joinville (SC), com terreno de 2.000 m², onde são produzidos vergalhões de cobre eletrolítico, principal matéria-prima de seus fios e cabos elétricos.
Seus parques fabris possuem equipamentos de última geração e a empresa tem capacidade instalada para processar 26 mil toneladas/ano de cobre. A SIL prioriza o crescimento sustentável e a expectativa para 2012 é de que a empresa registre um crescimento de faturamento 15 a 20% superior ao atingido em 2011.
Ao longo dos anos, a SIL tornou-se reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. Além disso, recebeu diversas premiações que confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos para instalações elétricas.