Evento realizado pela Azul em parceria com a FEMAMA e Embraer e com apoio da Infraero levou informação e conscientização sobre a doença

Aeronave cor de rosa da Azul foi o símbolo da campanha juntamente com tripulação composta somente por mulheres

Mais de cinco mil pessoas foram envolvidas na Semana Rosa e Azul, iniciativa realizada pela Azul, FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e Embraer com apoio da Infraero para levar informação e conscientização ao público sobre a doença e o auto cuidado como forma de prevenção.

A ação aconteceu em onze aeroportos do país com distribuição de folhetos, palestras e o pouso da aeronave cor de rosa da Azul e sua tripulação totalmente feminina. O símbolo da campanha, entrou na malha da companhia aérea em 5 de dezembro e ficará durante três anos pintada com a cor que representa a causa.

Entre os dias 6 e 14 de dezembro, onze capitais sediaram a campanha: Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Vitória, Campo Grande, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e São Luís.

Segundo dados organizados pela FEMAMA, o número de casos de câncer no mundo deverá dobrar em 2020 e triplicar em 2030, totalizando 26 milhões de novos diagnósticos. Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, o número de casos novos de câncer de mama no Brasil esperados em 2010 será de 49 mil, e a previsão para 2020, é que esse número suba para aproximadamente 63 mil. Mais de 30 mulheres morrem por dia no País em decorrência do câncer de mama.

Estatísticas mostram ainda que cerca de 45% dos casos diagnosticados no Brasil são descobertos em estágios avançados da doença. As chances de cura chegam a 95% se detectada com antecedência. Por isso, a importância do auto cuidado.
Um pesquisa encomendada pela FEMAMA ao Data Folha em 2009, mostrou também que 33% das brasileiras entrevistadas nunca realizaram a mamografia por falta de indicação médica; 29% por descuido com a saúde, falta de hábito ou preguiça; e 22% por dificuldades em marcar exames e consultas.

Batizado como Rosa e Azul, o Embraer 195, foi pintado com a cor que representa a luta mundial contra o câncer de mama para simbolizar a parceria da companhia, com a Embraer e FEMAMA para o combate à doença.