100 bolsistas irão aprimorar seus conhecimentos no idioma e na cultura espanhola na instituição mais tradicional da Europa, a Universidade de Salamanca;
Outros 400 universitários receberão auxílio no valor de R$300 por 12 meses, como apoio no custeio das mensalidades do curso superior e/ou custos relacionados.
O Santander Universidades já está com inscrições abertas para dois programas de bolsas: O Top España, que possibilitará a 100 bolsistas, entre alunos e professores, uma imersão de três semanas na Universidade de Salamanca. E o Santander Graduação, que auxiliará 400 alunos durante um ano com uma bolsa mensal de R$ 300,00.
Para se inscrever no Top España o estudante deve ser aluno de uma das universidades brasileiras participantes do Programa e preencher o formulário de inscrição disponível no Aplicativo Santander Universitário. Já o professor interessado deverá ser indicado pela universidade a qual faz parte. O objetivo da iniciativa é o aprimoramento do idioma espanhol e incentivo a troca cultural. Os interessados passarão por um nivelamento na própria Universidad de Salamanca, para identificar qual nível devem cursar na instituição, que por sua vez é uma das mais renomadas da Europa.
“A vivência internacional hoje é um diferencial inegável no mercado de trabalho. Ela dá ao intercambista a oportunidade de ampliar seus horizontes. Vivenciar, in loco, formas diferentes de lidar com questões da rotina pessoal e profissional. Isso agrega em bagagem e repertório para o jovem além, é claro, da possibilidade de aperfeiçoar um segundo ou terceiro idioma”, afirma o Head do Santander Universidades, Steven Assis.
O Programa está completando 10 edições e já contemplou mais de 1.000 participantes durante os 10 anos de realização. Todos os custos como ida e volta a Madrid, traslados até Salamanca, hospedagem, alimentação, curso com certificado e até mesmo alguns passeios culturais serão proporcionados pelo Santander. Serão três semanas de curso, em julho de 2019.
Já o Santander Graduação está em sua 3ª edição e visa apoiar alunos de graduação nos custos relacionados a mensalidade da faculdade, material didático, entre outros. As vagas são direcionadas preferencialmente para alunos com excelente desempenho acadêmico e condições sócio econômicas desfavoráveis. A inscrição nesta iniciativa também será por meio do Aplicativo Santander Universitário, gratuito para iOS e Android.
“Temos atuado de forma consistente no estímulo à formação, à empregabilidade e ao empreendedorismo. O Programa Graduação Santander está alinhado a esse trabalho em promover a formação dos jovens brasileiros. Como grupo, esses investimentos nos países onde estamos presente levou o Banco a ser incluído no ranking Change The World 2018 da revista Fortune. Um reconhecimento às empresas que estão ajudando a mudar o mundo para melhor. Só no Brasil, este ano, vamos conceder mais de 4.300 bolsas”, comemora Steven.
Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção dos bolsistas de ambos os programas serão definidos pelas universidades participantes, que publicam edital com todas as informações necessárias. As inscrições para o Top España se estendem até o dia 08 abril de 2019 às 23h59 (horário de Brasília) e do Santander Graduação se encerram no dia 14 de abril de 2019.