São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo representam 47% dos premiados nos últimos seis anos

Edição de 2011 está com inscrições abertas, até 13 de setembro, por meio do site www.santanderuniversidades.com.br/premios

Todos os inscritos ganharão curso on-line de empreendedorismo e vencedores ganharão R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudos

Alunos da USP – Universidade de São Paulo e da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos são exemplos concretos de projetos reconhecidos e valorizados

Os Prêmios Santander Universidades, que acontecem desde 2005, registram que 47% dos vencedores são da região Sudeste do país. Diferentes modelos de vencedores são o ponto de partida para que novos talentos acadêmicos desenhem seu futuro profissional com incentivo do Santander. Dante Pazzanese Lanna, da Universidade de São Paulo (USP), está disponibilizando para o mercado um software que aumenta os lucros e implementa a eficiência da pecuária no Brasil.

Já Ana Cláudia Kasseboehmer, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), está abrindo uma empresa para atuar no segmento de materiais didáticos inovadores, pois com a premiação ela desenvolveu um novo método de aprendizado da Química. Ambos são vencedores dos Prêmios Santander Universidades e inspiração para quem quer mostrar suas ideias inovadoras nesta iniciativa.

Em fase de desenvolvimento de outra ferramenta ainda mais evoluída, as principais propostas do agrônomo e professor-doutor Dante Pazzanese Lanna foram totalmente conquistadas. Aumentar os lucros e implementar a eficiência da pecuária no país envolveu a criação de um software capaz de otimizar a alimentação do gado, de acordo com características fisiológicas dos animais e composição dos alimentos. Outra vantagem da iniciativa é a redução dos impactos ambientais, já que o software calcula a quantidade de dejetos e gases do efeito estufa que serão produzidos por unidade de carne produzida, associando esses resultados a cada possível escolha de alimentos. Hoje, o software premiado tem sido utilizado por empresas e bancos para avaliar viabilidade econômica de investimentos.

Ana Cláudia Kasseboehmer colhe os frutos da premiação, que obteve em 2008, com sua nova empresa, que atua no segmento de materiais didáticos inovadores. Ela cursou doutorado em Educação Química na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, e desenvolveu um novo método de aprendizado da Química por meio de um simulador. Segundo Ana, “os equipamentos que exigiam maiores investimentos foram adquiridos com o Prêmio e as instalações estão em fase de conclusão. Toda pesquisa acadêmica é de natureza científica. Partindo deste pressuposto, creio que deveriam ser incentivadas mais pesquisas voltadas à busca de soluções para os grandes desafios de superar as mazelas da civilização moderna: educação, alimentação e saúde. No caso das pesquisas voltadas a melhorar as condições de educação, cabe destacar que diversos estudos apontam que é por meio de educação de melhor qualidade que grandes transformações acontecem, acompanhadas de melhoria na renda”.

Os Prêmios estimulam o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, por meio de quatro grandes premiações: Prêmio Santander de Ciência e Inovação, Prêmio Santander de Empreendedorismo, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano. Todos os inscritos, de todas as premiações, poderão realizar um curso on-line exclusivo da Babson College, instituição norte-americana referência mundial no assunto.

Segundo Jamil Hannouche, diretor geral do Santander Universidades Brasil, essas iniciativas ajudam a transferir conhecimento e tecnologia do campus para a sociedade. “É muito gratificante chegar à 7ª edição dos Prêmios. As últimas premiações renderam projetos de alto nível e a cada ano a qualidade tem aumentado. Percebemos que esta é uma iniciativa que realmente impacta na vida dos acadêmicos e da sociedade”, diz.

Estudantes de graduação e pós-graduação e professores-doutores de todo Brasil podem se inscrever na edição de 2011, até 13 de setembro, no site www.santanderuniversidades.com,br/premios. Os finalistas ainda podem ser indicados para concorrer ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendimento, organizado pela Secretaria Geral Ibero-americana – SEGIB, que inclui finalistas da Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Espanha.

Os vencedores dos Prêmios Santander Universidades 2011 receberão, ao todo, R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudos na Babson College, e serão conhecidos no dia 21 de novembro, em cerimônia a ser realizada na Sala São Paulo, na capital paulista. Todos os finalistas irão para a Cerimônia com despesas de transporte e hospedagem pagas pela organização.