Academia passa por trabalho de Sistema de Gestão Ambiental, que envolve toda a cadeia produtiva de suas duas unidades
Com o objetivo de tornar suas duas academias, na Vila Olímpia e no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, mais eficientes do ponto de vista socioambiental, a Reebok Sports Club contratou a empresa social Recicleiros para desenvolver um projeto de Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Em um processo que deve levar um ano, a Reebok vai alinhar conceitos, práticas e difundir a cultura ambiental dentro dos dois espaços.
O primeiro passo do trabalho foi um estudo para avaliar os pontos de geração de impacto socioambiental do empreendimento e de seus stakeholders. Nessa primeira etapa foram analisados diversos fatores relacionados a consumo, como escolha e utilização de produtos e insumos, eficiência energética, uso e descarte de água, geração de resíduos e suas destinações. Fatores socioculturais, entre eles a conscientização e o engajamento de profissionais e alunos da rede, além de ética e desenvolvimento do entorno das academias e da cadeia de suprimentos também foram observados. O exame resulta em uma ferramenta fundamental para a elaboração do projeto, o Mapa de Impactos Socioambientais.
Depois da pesquisa serão propostos diferentes planos de ação. A equipe Recicleiros poderá sugerir a mudança de processos ou a adoção de novas tecnologias com maior ecoeficiência. Há ainda a possibilidade de cursos, palestras, cartilhas, comunicação visual, mudança de fornecedores e reorganização de espaços. “As ações passam por tudo isso e mais. Cada projeto apresenta necessidades próprias, de acordo com o perfil de funcionários, público, processos, atividade. Por isso, mais do que falar em ações, é importante entender qual a melhor maneira de integrar a cultura ambiental naquele projeto específico. Fazemos isso durante o estudo aplicado”, explica Leandro Gouveia, gerente de comunicação da Recicleiros.
O projeto Recicleiros para Reebok Sports Club vai impactar cerca de sete mil alunos, que ao longo do processo serão envolvidos na nova política de sustentabilidade da empresa. Segundo José Otávio Marfará, CEO da Reebok Sports Club, a ideia de investir em um projeto de sustentabilidade surgiu graças a uma consciência global. Empresas como a Reebok também se mobilizam diante das consequências dos diferentes tipos de consumo para o mundo. “É muito importante para nós, que geramos saúde e bem-estar para as pessoas, conseguir expandir essa nossa missão também para o planeta”, disse Marfará. Já a escolha do parceiro se deu pela expertise dos profissionais que compõem o grupo e também pela conexão da missão da Recicleiros com os objetivos da Reebok Sports Club nesse novo projeto.
Para que as atividades das academias não sejam interrompidas, a Recicleiros realizará, ao longo do processo, avaliações de desempenho que possibilitarão o encaixe das ações implementadas de forma cada vez mais natural. “Adaptando e incorporando novos processos, a cultura socioambiental passará a ser parte do dia a dia dos colaboradores, tornando-se elemento natural do ecossistema do empreendimento. Será um processo paulatino e incorporado à essência da marca”, finaliza Gouveia.