O jogo e o sufoco do Brasil nas redes sociais
O AirStrip acompanhou a partida entre Brasil e Chile no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, que movimentou o Facebook, Twitter e Instagram. Registramos posts públicos em português quem comentaram sobre o jogo da 0 hora deste sábado até às 16h, – quando a partida terminou.

Foram 137.090 registros analisados, 67% diretamente sobre o Brasil e 24% diretamente sobre o Chile, feitos por 102.000 usuários diferentes, em sua maioria mulheres (52%).

Metade dos posts sobre o jogo foi publicada de dispositivos móveis (50%), o que mostra que os comentários foram feitos por pessoas que utilizavam as redes sociais como segunda tela, pois estavam na frente de algum televisor, assistindo ao jogo, ou aguardando o início da partida em locais públicos, como bares e Fan Fests.

Neymar, Fred e Hulk foram os jogadores mais mencionados, com 18.160, 8.150 e 7920 menções, respectivamente. Entre os jogadores do Chile, o mais comentado foi Alexis Sanchez – autor do gol chileno -, com 3.820 citações. Julio Cesar, que defendeu 2 cobranças, foi citado 4.180 vezes. O jogador mais criticado em campo foi Fred e o mais elogiado próprio goleiro brasileiro.

Muitos brasileiros reclamaram da arbitragem do inglês Howard Webb, que foi citado 2.450 vezes, mais de 70% delas de forma negativa. O lance mais polêmico envolvendo o juiz foi o gol anulado de Hulk, que foi citado mais de 200 vezes. 90% dos usuário acharam o lance legal.

O início do jogo (13h) e o começo da prorrogação e penaltis (15h) foram os momentos com maior volume de registros, representando 20% do total de posts. Falando em penaltis, mais de 100 usuários afirmaram que "infartaram" durante as penalidades.

Analisado os registros por localização, o Estado que mais falou da partida nas redes foi São Paulo, respondendo por 29% dos usuários, seguido do Rio de Janeiro (19%),Rio Grande do Sul (8%) e Minas Gerais (5%), local da partida.