RECEITA DA IMPRENSA COM PUBLICIDADE DEVE CRESCER EM 2011
Estudo internacional de jornalismo da Oriella PR Network / VIANEWS registra a utilização cada vez maior de Mídia Social como fonte e como meio de publicação de notícia.
Está diminuindo a queda das receitas com publicidade nas mídias impressas e online, segundo o Estudo de Jornalismo Digital 2011 divulgado pela PR Oriella Network, rede internacional de agências de comunicação representada na América Latina pela VIANEWS.
Em 2010, os entrevistados esperavam uma queda na receita com anúncios. Agora, apenas 20 por cento dos jornalistas acham que o mesmo acontecerá em 2011. As perspectivas levemente otimistas também se refletem nas respostas sobre os índices de audiência. Em 2010, 41 por cento esperavam audiência em queda no futuro. Este ano, esse número caiu para apenas nove por cento.
No Brasil, o quadro destoa do internacional. Dos entrevistados, 27,38 por cento consideram que haverá aumento de até 10 por cento nos ganhos com publicidade, enquanto 25 por cento dizem que os ganhos crescerão mais de 10 por cento. Para 34,52 por cento não haverá mudanças em relação a 2010.
O Estudo recebeu respostas de 478 jornalistas de 15 países (a maioria da Europa, além de Brasil e EUA). No País foram ouvidos 84 profissionais de imprensa.
MÍDIA SOCIAL COMO IMPRENSA
Da mesma forma que influencia o processo de produção nas redações, as Mídias Sociais atingiram também seu mais alto nível como veículo para os meios de comunicação desde que o Estudo é publicado (2008). Mais da metade dos jornalistas disseram que suas publicações já têm endereço de Twitter (55 por cento) e jornalista blogueiro (54 por cento). O vídeo é também cada vez mais difundido, com 48 por cento produzindo conteúdo nesse formato.
Em nosso País, o twitter continua sendo o meio mais usado para divulgação de notícias com 67,9 por cento, seguido dos blogs (58,3 por cento). A TVonline subiu rapidamente, alcançando 39,3 por cento contra 22,2 por cento em 2010.
O Estudo também avaliou o número de publicações que não oferecem qualquer tipo de conteúdo de Mídia Social (blogs, Twitter, fóruns, podcasts e qualquer outro meio interativo). No Estudo inaugural de Jornalismo Digital em 2008, 25 por cento dos meios de comunicação estavam nessa condição. Agora, esse número atinge apenas 12,5 por cento dos entrevistados. No caso do Brasil, esse ano 20,2 por cento disseram não ter qualquer conteúdo online, numero igual ao de 2010.
Com base em dados do Estudo, a popularidade da mídia online parece estar superando a da mídia offline. Pela primeira vez desde o início do Estudo, caiu para menos de 50 por cento a proporção de entrevistados que concordaram que a sua publicação offline atraiu a maior audiência. No Brasil caiu também o percentual de entrevistados que afirmam que a publicação ofline atrai maior audiência. No ano passado, eram 42 por cento, esse ano são 34,5%, percentual idêntico ao dos que afirmaram ser da mídia online a maior audiência.
Pedro Cadina, diretor e fundador da VIANEWS Comunicação Integrada, destaca que a participação das mídias sociais na produção e na publicação de notícias será cada vez mais acelerada, principalmente no Brasil. “Esse movimento exigirá uma reconfiguração das empresas e das agencias, que passam a conversar com o público e as mídias tradicionais produzindo conteúdo relevante. Mídia, agencias e marcas devem atuar em relações cada vez mais personalizadas e à procura de um equilíbrio entre as partes”, afirma.
Giles Fraser, Co-Chefe da Oriella PR Network e Co-Fundador da Brands2Life, afirmou: “Nos anos anteriores, os veículos de comunicação olhavam a Mídia Social como uma plataforma experimental, agora a encaram uma fonte confiável. A proliferação de canais torna mais importante do que nunca uma história única e clara, comunicada de forma eficaz em vídeo, texto e imagens ao mesmo tempo. A obrigação de gerir a mensagem em todos esses canais e produzir conteúdo que é relevante significa que o papel do profissional de comunicação vai continuar a evoluir rapidamente nos anos próximos anos.”
ESTUDO JORNALISMO DIGITAL 2011
O Estudo de Jornalismo Digital Oriella é uma pesquisa anual entre jornalistas em todo o mundo realizado pela Oriella PR Network, uma rede global de agências independentes de relações públicas. Esta é a quarta edição do estudo, realizado e é baseado em respostas de cerca de 500 jornalistas em 15 países.
O relatório completo pode ser baixado em:
www.vianews.com.br/PESQUISAORIELLA2011FINAL.pdf