Seguindo o mesmo formato da TV, programa traz entrevistas, principais tendências do mercado publicitário e a cobertura de eventos nacionais e internacionais
“Reclame no Rádio” estreia neste sábado, às 18h
Conhecidos por apresentar tudo o que acontece nos bastidores do mercado publicitário, o programa Reclame acaba de ganhar uma versão na Rádio Estadão (92,9 FM e 700 AM). Seguindo a mesma linha editorial da TV, o programa trará entrevistas com os nomes mais importantes do setor, as principais informações sobre o mercado publicitário, propaganda, marketing e a indústria da comunicação. Além disso, o programa trará a cobertura de eventos nacionais e internacionais de onde surgem as tendências que ditam os rumos do mercado.
Quem apresenta o programa é o jornalista e especialista em comunicação estratégica e relações públicas João Faria. No programa de estreia, João recebe Mario D’Andrea, sócio e CCO da Fischer&Friends e José Henrique Borghi, CEO da Borghi/Lowe.
D’Andrea falará sobre vários assuntos, entre eles o processo de concorrência promovido pelos anunciantes e o distanciamento do anunciante em relação aos consumidores. Mario comenta também sobre sua participação como jurado no na edição de sessenta anos do Cannes Lions, além do sucesso da campanha da agência Fischer&Friends para a Kaiser Barril.
Em sua entrevista para o programa, José Henrique Borghi diz o que mudou na Borghi/Lowe com a saída de Erh Ray e quais as dificuldades que passa uma agência ao tornar-se parte de um grupo multinacional, sobretudo no alinhamento de culturas de gestão. Borghi fala um pouco sobre a falta de tempero que a criatividade brasileira enfrenta e afirma que na relação agência x anunciante a transparência é fundamental.
O programa contará ainda com as colunas de Beth Furtado,”Inspiração” falando sobre como as marcas podem adaptar o conceito sexy para tornar as vendas mais atraentes, Vinicius Alvares, com “Pop!Up”, que vai falar do envolvimento do músico David Bowie na propaganda. Na coluna “ADicas” dos Profissionais, Abel Reis, presidente da AgênciaClick Isobar recomenda a leitura da biografia de Steve Jobs e do criativo Mentor Muniz Neto, Sócio e vice presidente de criação do grupo Talkability/Bullet que fala sobre a importância de ser curioso e cita duas leituras de cabeceira.
Participa também deste programa o produtor de áudio Sergio Campanelli que comenta um spot composto por Tom Jobim que foi utilizado em uma campanha do Morumbi Shopping em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo.
“Através do “Reclame no Rádio” vamos conseguir levar o conteúdo do programa para um número ainda maior de pessoas, permitindo que o público esteja cada vez mais informado sobre o que acontece no mundo da propaganda”, explica Roger Garcia, sócio presidente do Reclame. “E a parceria com o Estadão é totalmente pertinente, visto o trabalho que eles fazem junto ao mercado, como a parceria com o Cannes Lions, por exemplo”, conclui.
“O mercado publicitário sempre foi pauta na rádio, mas ainda não tinha espaço editorial dedicado em nossa grade de programação. Com o Reclame no Rádio contemplamos esse importante segmento e passamos a acompanhar mais diretamente todas as novidades no Brasil e no mundo”, diz Filomena Salemme, editora-chefe da Rádio Estadão.
O Programa “Reclame no Rádio” estreia neste sábado (09), das 18h às 19h, com reprise aos domingos no mesmo horário.
O programa será apresentado pelo jornalista João Faria e terá a participação de novos colunistas como Beth Furtado, com o quadro “Inspiração” com tudo aquilo que inspira as marcas a nos inspirar nelas, Marcelo Tripoli com “Trend Posts” falando sobre as tendências do mundo digital, Marcello Queiroz, editor do Jornal PropMark, com as últimas notícias do mercado publicitário; Vinicius Alvares, editor do Reclame, com o Pop!Up, trazendo o que tem de mais pop no mundo do entretenimento e da comunicação, Fernanda Romano, sócia da Naked Brasil trazendo as principais novidades sobre gadgets, apps, redes sociais e o mundo da tecnologia. Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria & Conhecimento, especializado na gestão e inovação do Negócio do Luxo e Premium, com a coluna “Gestão Luxo” e João Ciaco, Presidente da ABA, que trará ao ouvinte uma visão diferenciada do marketing, da criação e dos negócios.
Além da participação no programa de sábado, os colunistas farão entradas na programação às segundas, quartas e sexta-feiras com reprises três vezes ao dia ao longo da programação da rádio.